Flamengo e Liverpool decidem hoje o Mundial de Clubes - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 21 de dezembro de 2019

Flamengo e Liverpool decidem hoje o Mundial de Clubes

Chegou o grande dia, tão esperado pelo torcedor do Flamengo em todo o Brasil, em todo o mundo. São mais de 30 milhões de Rubro-Negros com um sonho comum que pode se realizar hoje: a conquista do bicampeonato mundial após 38 anos de espera. O Flamengo desafia, neste sábado, a hegemonia europeia na decisão do Mundial de Clubes, contra o Liverpool, às 14h30, no Catar.

Desde a campanha vitoriosa do Corinthians contra o Chelsea, em 2012, os times sul-americanos ficam pelo caminho na competição. River Plate (duas vezes), San Lorenzo e Grêmio não tiveram sorte tampouco competência ao decidir com o campeão da Europa. Alguns nem sequer conseguiram chegar à final.


Mas o Flamengo comandado pelo português Jorge Jesus mostra números que fazem o torcedor levar fé. O time que tenta o bi da competição (ganhou em 1981) empolga porque tem um ataque que já marcou 144 gols, ganhou o Brasileirão e a Copa Libertadores, algo raro no Brasil na mesma temporada (só o Santos fez isso, na década de 60), tem o primeiro (Gabriel) e o segundo (Bruno Henrique) artilheiro do Nacional.

Além disso, possui em suas fileiras atletas acostumados a enfrentar europeus, como Rafinha e Filipe Luís, venceu 12 jogos no ano por placares de três ou mais gols e ganhou na Libertadores a pecha de não desistir nunca da luta - os dois gols da virada diante do River, na decisão do título, foram marcados nos minutos finais do segundo tempo.

Jesus admitiu ser a partida a mais importante de sua carreira. Sabe que será fogo contra fogo dentro de campo, embora reconheça que o Liverpool e os clubes europeus têm sempre os melhores jogadores do mundo. "Não temos os melhores, mas temos bons jogadores também", disse o treinador, que ainda não admitiu sua permanência no clube do Rio em 2020.

Em alta

Ocorre que o Liverpool também está em alta: após ganhar a Liga dos Campeões da Europa, o time de Jürgen Klopp está invicto no Campeonato Inglês com 16 vitórias e um empate. No total, são 34 jogos de invencibilidade na competição, contando jogos da temporada passada. Portanto, sobra na Inglaterra como o Flamengo sobrou no Brasil.

"Cada treinador tem a sua ideia de jogo. O que o Flamengo tem passado ao longo desses seis meses é uma ideia de olhar sempre para o gol, sempre para frente, para o espetáculo. Nós, europeus, somos formados não só para ganhar, mas para dar espetáculo", disse Jorge Jesus.

Os dois treinadores gostam que seus times ataquem, mas cada um com seu estilo. Sob o comando do português, o Flamengo passou a ter movimentação constante em seu sistema ofensivo e não para de agredir o adversário até o apito final.

No Liverpool, o alemão Klopp faz sua equipe jogar de forma vertical, sem trocas de passes. É correria pura, jogo pelas pontas e muita qualidade do trio formado por Salah, Firmino e Mané.

"Sei o que esperar do Flamengo. É um estilo muito organizado. Jorge Jesus mudou a sorte e muitas outras coisas quando chegou lá. É um time bem estabelecido, todos do Liverpool sabem o que precisam fazer na partida", comentou Klopp.

O discurso dos técnicos gera a expectativa de um duelo cheio de oportunidades, algo que não aconteceu nas recentes finais entre sul-americanos e europeus. A cartilha dos sul-americanos no Mundial da Fifa sempre foi a de um sistema defensivo sólido, grande atuação dos goleiros e vitória magra por 1 a 0, como ocorreu com o Corinthians diante do Chelsea.

Everton Ribeiro, capitão do Flamengo, sabe que a equipe precisa encaixar mais uma boa atuação na temporada e que o Liverpool é diferente de todos que o time enfrentou no ano. "Temos de jogar muito bem para sairmos campeões. A gente aprendeu que não pode desistir, sabemos do que somos capazes, do futebol que podemos apresentar. E que temos de jogar da nossa maneira", disse.

O goleiro Alisson, do Liverpool e da Seleção, espera trabalhar muito no jogo. "Temos de fazer melhor do que fizemos na estreia para ganhar do Flamengo. Há do outro lado jogadores experientes e acostumados aos grandes jogos".

De branco

As coincidências em torno da final do Mundial de Clubes de 2019 seguem a todo vapor. Não bastasse o Flamengo ter pela frente o Liverpool, mesmo rival de 1981, a equipe rubro-negra jogará de branco, assim como ocorreu em Tóquio.

Como o Fla é o "time B", os ingleses serão os mandantes da partida. Assim, jogarão com seu uniforme vermelho, o número 1, cabendo ao Fla o reserva. Uma reunião entre clubes e representantes da Fifa irá ratificar essa questão.

A coincidência traz boas lembranças para os rubro-negros, que viram Zico e companhia vencerem o time inglês vestindo essa versão da camisa há 38 anos.

Jejum

Além de manter a hegemonia recente da Europa, que vence o Mundial da Fifa de forma seguida desde 2013, o Liverpool enfrenta o Flamengo para quebrar uma escrita. Não há nenhum clube europeu que ganhou tantas vezes a Champions League (ou a Copa da Europa, como era chamado o torneio até 1992) e não foi campeão mundial.

O clube inglês ganhou neste ano o título continental pela sexta vez. Nas cinco anteriores, em duas se recusou a jogar e nas outras três foi derrotado: em 1981 foi goleado pelo Flamengo por 3 a 0, três anos depois caiu diante do Independiente (ARG) por 1 a 0 e com o novo formato organizado pela Fifa anualmente a partir de 2005, o Liverpool esteve presente neste primeiro ano e perdeu a final para o São Paulo por 1 a 0.

"Acho que se ganharmos, os torcedores darão mais valor a este torneio. Porque, claro, não viemos aqui para perder. Não estamos relaxados", explicou o capitão do Liverpool Jordan Henderson.

FICHA TÉCNICA:

LIVERPOOL x FLAMENGO

LIVERPOOL - Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Gomez, Robertson; Henderson, Keita e Milner; Roberto Firmino, Salah e Mané. Técnico: Jürgen Klopp.

FLAMENGO - Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís; Willian Arão, Gérson, Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabriel e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Jesus.

ÁRBITRO - Abdulrahman Al-Jassim (Catar).

HORÁRIO - 14h30 (horário de Brasília).

LOCAL - Khalifa International Stadium, em Doha.

TRANSMISSÂO: TV Verdes Mares e Sportv

Diário do Nordeste