Padre emociona noivos surdos ao celebrar casamento em Libras - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Padre emociona noivos surdos ao celebrar casamento em Libras

A presença do sacerdote, que também é deficiente auditivo, foi uma surpresa para os noivos

Foi um susto daqueles! Quando chegaram ao altar de uma igreja de Franca, no interior de São Paulo, os noivos Dayton Denis Siqueira e Simone Aparecida Pereira, que são surdos, descobriram que não tinha padre para celebrar o casamento deles. 
Eles tinham agendado a cerimônia especial com um padre que dominava a Libras (Língua Brasileira de Sinais), mas foram informados que o religiosos não compareceria à celebração.

Diante da realidade de poucos sacerdotes treinados em Libras, os noivos ficaram desesperados. “Quem poderia celebrar um casamento para noivos surdos sem ser contactado anteriormente?”, pensaram. 

Eis que um anjo da guarda veio salvar o casal. O padre Wilson Czaia entrou pelo corredor principal da Igreja e se dirigiu ao altar, surpreendendo e emocionando a todos. 


Mas quem é o padre Wilson Czaia?

É um sacerdote com deficiência auditiva, de Curitiba (PR) – distante 800 quilômetros de Franca – que domina a Libras e que foi contactado pelos padrinhos para que fizesse uma surpresa aos noivos.

O padre também foi peça fundamental na história do casal. Em 2012, ele participou de um evento de música cristã no qual os noivos se conheceram. 

Dayton lembra que, naquele dia, se sentia sozinho. Foi quando encontrou o padre em uma tenda para evangelização no evento. O sacerdote conversou com ele e lhe transmitiu mensagens de otimismo. Quando o rapaz já estava indo embora, o padre pediu que esperasse mais um pouquinho. Naquele momento, o Dayton conheceu a Simone. Eles trocaram números de telefone, começaram a conversar por mensagens e a namorar. Até que veio a ideia do casamento.

A surpresa 

A surpresa foi organizada pelos padrinhos dos noivos. Eles conheciam a história do casal e a importância do padre Wilson na vida de Dayton e Simone. Por isso, entraram em contato com o sacerdote e fizeram o convite para que ele celebrasse o matrimônio. O religioso aceitou na hora.

 Os padrinhos, então, cuidaram de tudo: compraram passagem aérea para o padre, reservaram hotel e mantiveram tudo em absoluto segredo.  

No dia do casamento, os noivos nem sonhavam com o que estava para acontecer. Quando chegaram ao altar, um seminarista – que já sabia de toda a história – informou que o padre que fora escalado para a celebração tivera um imprevisto e que um substituto estaria prestes a chegar. Foi aí que o padre Wilson entrou pelo corredor, arrancando lágrimas e suspiros dos noivos e convidados. 

“Na hora, parecia que Jesus entrava junto com o padre Wilson”, afirmou Dayton ao portal G1. 

Foi uma celebração mais que especial; foi emocionante e do jeito com que o casal sempre sonhou.

Pastoral do Surdo 

A Igreja, no Brasil, faz um trabalho intensivo para incluir pessoas com necessidades especiais. Muitas paróquias possuem intérpretes de Libras nas Missas e em atividades de formação religiosa. O trabalho é fruto da Pastoral do Surdo, uma ação da Igreja Católica, que tem como princípio e fundamentação o próprio projeto de vida e da pessoa de Jesus Cristo relatada no texto de Marcos 7, 32-35. 

Uma de suas missões é anunciar Jesus Cristo às Comunidades de Surdos presentes no Brasil através dos agentes de evangelização (catequistas e coordenadores). O trabalho também visa possibilitar aos surdos um espaço dentro da Igreja, assumindo serviços e ministérios.