Consórcio de Saúde de Camocim terá atuação dos últimos cinco anos investigada - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 23 de abril de 2019

Consórcio de Saúde de Camocim terá atuação dos últimos cinco anos investigada

Durante a reunião da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (23/04), foi aprovado por unanimidade requerimento de autoria do Deputado Romeu Aldigueri (PDT), que solicita auditoria do Consórcio de Saúde de Camocim dos últimos cinco anos, correspondente aos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. 

O Deputado comemorou e disse que é a favor do modelo de consórcio público de saúde implantando no estado do Ceará pelo então governador Cid Gomes. “Acreditamos no modelos do Consórcio que hoje é uma referência para o Brasil, por isso queremos aperfeiçoá-lo. Foi aprovado por unanimidade nosso requerimento e somos a favor de auditoria em todos os consórcios para que melhore”, pontou. 


Aldigueri acrescentou ainda que se alguém tiver cometido algum erro, que seja corrigido e reparado, tudo sempre pensando no princípio da transparência, eficiência e melhoria da saúde pública do Estado do Ceará, prezando a seleção pública e o critério técnico a fim de garantir a melhor eficiência da máquina pública. 

O pedetista elogiou ainda a gestão de Cabeto, frente a Secretaria de Saúde do estado, e disse que este também é a favor da escolha mediante critérios técnicos para a escolha dos presidentes dos consórcios. “O Secretário Cabeto é um grande médico, um gol de placa que o Governador Camilo Santana deu, que vem emprestar sua força de trabalho e inteligência a serviço do povo cearense”, disse. 

Entenda o caso

O Estado do Ceará tem hoje 21 Consórcios de Saúde, que foram apontados como alvo de irregularidade frente a insatisfação de algumas lideranças políticas que perderam espaço que era utilizado para politicagem. Agora baseado em informações técnicas, como índice de mortalidade infantil e materna, as presidências foram alteradas de uns municípios para outros, dando preferências àqueles com melhores índices. 

O Deputado Sérgio Aguiar (PDT) já havia solicitado auditoria do Consórcio de Saúde de Camocim, mas apenas para os últimos dois anos. Romeu Aldigueri rebateu e apontou que interesses foram contrariados quando o Governo do Ceará adotou a meritocracia para eleger as novas presidências dos consórcios de saúde no Ceará e solicitou investigação para os últimos cinco anos do mesmo consórcio, uma vez que nos três anos anteriores, a prefeita Mônica Aguiar, esposa do Deputado Sérgio Aguiar, era a presidente. 

A cidade de Camocim, sob a gestão de Mônica Aguiar, que antes presidia o consórcio, teve aumento de quase 40% nos índices de mortalidade infantil. Granja, sob a gestão da prefeita Amanda Aldigueri, hoje presidente do Consórcio, teve redução de 70% nos mesmos índices.