sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Prefeita de Granja cancela "carnaval de todos", devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas

A prefeita de Granja,  Amanda Aldigueri, em nota, esclareceu sobre as reais situações que o município vem enfrentando com as  fortes chuvas, que vem provocado transtornos na cidade no inicio da quadra chuvosa deste ano. Conforme noticiou o Jornal Diário do Nordeste, estradas foram destruídas e casas foram alagadas após fortes chuvas.  "Nesse contexto, ciosa de sua responsabilidade para com a população Granjense", a Prefeitura informou "que esse ano, excepcionalmente, não irá realizar o “Carnaval de todos”.

O deputado estadual Romeu Aldigueri, em manifestação no Facebook, parabenizou a prefeita Amanda  "pela coragem e acerto na atitude de cancelar o Carnaval de Granja de 2019, em função do agravamento do período invernoso, que exige imediata ações da Prefeitura, no sentido de manter a trafegabilidade das estradas da zona rural, em período escolar, dentre outra ações igualmente emergenciais".

O deputado também enfatizou que o "momento requer muita atenção" e que "na condição de Deputado já fez "Requerimento solicitando o envio da Defesa Civil do Estado à Granja para avaliar a situação em todo o município" 


"A Prefeitura de Granja tem trabalhado de forma incansável para minimizar os transtornos de enchentes sucessivas. Investimentos permanentes em infra-estrutura tem sido realizados para adequar a cidade aos seus desafios: urbanização, drenagem, arruamento, construção de bueiros, asfaltamento, passagens molhadas, dentre outras medidas emergenciais como a recuperação e manutenção permanente de estradas que ligam a sede aos distritos onde habitam 2/3 dos granjenses. É preciso que a população entenda que construções em áreas de risco devem ser evitadas, como é o caso das moradias localizadas na área situada às margens da CE-085. Na grande enchente de 2009, todos aqueles moradores receberam casas novas em local seguro. Entretanto, a maioria as vendeu para retornar ao local de origem, assumindo voluntariamente o risco de se porem novamente em situação de vulnerabilidade.

O inicio de 2019 já atribuiu ao Município de Granja o posto de Município mais chuvoso do Estado do Ceará. No dia 08 de janeiro, Granja teve uma chuva com índice pluviométrico de 100 mm, fato repetido no mês de fevereiro com índice superior a 108 mm. As chuvas tem ocasionado pontos de alagamento diversos, gerando preocupação e necessidade de alerta permanente nas próximas semanas, já que o inverno está apenas começando. Situada no Vale do Rio Coreaú, cortada por riachos e lagoas ocupados de forma inadequada por habitações em áreas de risco, Granja tem grandes desafios pela frente.

Nesse contexto, ciosa de sua responsabilidade para com a população Granjense, a Prefeitura vem informar que esse ano, excepcionalmente, não irá realizar o “Carnaval de todos”. Ao longo dos últimos seis anos o Carnaval de Granja se consolidou como um dos melhores e maiores do Estado do Ceará elogiado pela imprensa e pelo público gerando emprego e renda nesse período para grande parte da população, que anseia pela realização dessa festa. Porém, é preciso que se pondere que as circunstâncias atuais recomendam prudência e austeridade nos gastos públicos, para que se priorize a realização de ações preventivas que minimizam situações de riscos e vulnerabilidade da população em todo o município. Em julho, teremos nova oportunidade pra celebrar a alegria do nosso povo, por meio do Granchitão, o melhor festival de quadrilhas e chitão do Ceará!"

Carlos Jardel

Nenhum comentário: