Nataniel Ferreira: Resort de Camocim, o fim de uma era! - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Nataniel Ferreira: Resort de Camocim, o fim de uma era!



Em 1995 um grupo de italianos se encantou por Camocim e foi ai que deu início um sonho de trazer progresso, gerar renda e aquecer a economia local. Onde muitos viam uma terra pobre e sem perspectiva, eles viam uma nova era de possibilidades. 07 Anos depois, no dia 02 de Março de 2002, inaugurava o Boa Vista Resort, o primeiro equipamento de um mega projeto turístico para Camocim – CE. Os primeiros 5 anos de operação o hotel foi referência em hospedagem e ajudou Camocim ganhar notoriedade e sair como destaque em páginas de jornais, revistas, sites, blogs e etc. Pela primeira vez, fazíamos dinheiro com nossas belezas! Bares, restaurantes, bugueiros, guias e balseiros criavam juntos uma nova economia.

O que poucos sabem é que existia um pacote de incentivos do Governo do Estado do Ceará através de obras de infra infraestrutura que demoraram bem mais do que foi prometido para acontecer, eram estradas e aeroportos que vieram chegar com quase 15 anos de atraso. Outros investidores do grupo desistiram do projeto, nada do que foi prometido pelo Governo aconteceu, o número de turistas insuficiente para manter o o equipamento rentável,  inevitavelmente os investimentos diminuíram e como consequência houve uma baixa na qualidade dos serviços do resort. Os últimos 4 anos do hotel foram uma tentativa desesperada de continuar aberto, até que em 2011 o proprietário desistiu de continuar mantendo um local que não tinha retorno. Depois iniciou uma fase de especulações para venda do hotel e muito falatório, inclusive dos políticos espalhando que a CVC teria interesse em arrendar, pura balela para mostrar ao povo que existe uma preocupação com o segmento do Turismo.

No último dia 19 de setembro de 2017, houve a entrega do prédio onde o mesmo Grupo ainda matinha sua última atividade turística na cidade. Eles administravam o antigo Hotel Municipal e que funcionava sob a bandeira Hotel Ilha do Amor. Com muitas desculpas esfarrapadas, e outras histórias da carochinha, a Prefeitura de Camocim simplesmente ajudou a acabar de vez com o trabalho do grupo de investidores mais atuante na história do turismo de Camocim nos últimos 20 anos. Inclusive, entre os defensores do poder público, muitos criticaram o Grupo pelo fechamento do resort e por todo o tempo que eles administraram o prédio do hotel municipal, desmerecendo todos os anos de trabalho que tiveram pela cidade…

Atualmente, existem dezenas de promessas de novos investimos privados em Camocim e região, a maioria esperando que o turismo aconteça para que de fato iniciem suas atividade. Essa tal espera é que lasca por que ninguém faz nada esperando o outro fazer e trabalho de verdade, renda de verdade que é bom, como dizem meus amigos, a gente olha pro Rio Coreaú e NADA.

Acredito firmemente que daqui pra frente pequenos empresários deverão se fortalecer e tocar a cidade através da iniciativa privada. O nicho de turismo de massa vem crescendo na Praia de Maceió e alguns restaurantes e pousadas conseguem se beneficiar o ano todo com isto, mas como é apenas aos finais de semana, creio que seja pouco para manter a cidade com tudo nos eixos. Com o fim das atividades de um grupo que foi referência e levou o nome da cidade a grande eventos do Brasil e do mundo, eu penso que será mais difícil atrair outros grandes empreendedores, pelo menos enquanto estes sondarem o por que de tudo aqui ter  dificuldade para acontecer.

A grande era do turismo que estava despontando acabou. Empreendedores solitários e sem nenhum apoio real ( sem oba oba e disse me disse ) tem a grande tarefa de manter o barco navegando! A menos que a maré vire e os peixes se multipliquem como um milagre, Camocim, tecnicamente falando tem poucas chances de evoluir assim. Seriam necessárias pessoas de coragem que lutassem e brigassem pela bandeira do turismo, mas parece que aqui não existe muito isso. Este meu último texto sobre Camocim encerra também minha jornada de 14 anos de indas e vindas aqui, na qual eu sempre mantive minha esperança de ver tudo isso acontecer.. Agora estou com o pé na estrada, bilhetes comprados e as próximas postagens serão do mundo que devo começar a desbravar ( sem nenhuma vontade mais de voltar) !

Boa sorte a quem ficar, a quem conseguir acreditar e não desistir. Volto para rever a família e poucos amigos! Fica minha lembrança mais feliz e que representa bem meu caminho ao lado de pessoas com quem aprendi muito e também passei admirar.