PREFEITA MONICA PAGOU "ABONINHO" PROS PROFESSORES - Revista Camocim

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PREFEITA MONICA PAGOU "ABONINHO" PROS PROFESSORES

Apeoc: Certamente, o valor efetuado está aquém do que a categoria esperava


A Prefeitura Municipal de Camocim efetuou, na manhã desta quarta-feira (06), o crédito na conta dos professores municipais, relativo ao rateio dos recursos do FUNDEB/2015. O valor corresponde a 50% do que cada professor recebe mensalmente, sem descontos de impostos e contribuições. Certamente, o valor efetuado está aquém do que a categoria esperava, pois a soma de recursos aportados nos cofres municipais vindos do FNDE indicava que o ano de 2015 poderia ser um ano de maior valorização para os profissionais do magistério - o que não se concretizou.

A decepção vem acompanhada da certeza de que tanto os vereadores, como o Conselho do FUNDEB (que têm acesso às contas) precisam ser mais atuantes no acompanhamento da gestão dos milhões e milhões de recursos recebidos pela prefeitura. O cidadão espera mais transparência e maior participação social!

Em janeiro/2015, o município concedeu dois anuênios e reajustou o valor do piso, mas não avançou em ações que poderiam ser efetivadas, tais como a progressão dos docentes (totalmente estagnada), reajuste do valor das gratificações dos cargos comissionados (congeladas desde abril/2012, como também a falta de reajuste de servidores que recebem acima do salário mínimo (agente administrativo). Os saldos indicam que isso era possível!

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC permanece à disposição do Poder Executivo, como sempre esteve, para discutir, periodicamente e de modo responsável, como poderemos avançar mais na política de valorização dos profissionais da educação, passando para a categoria um senso de maior satisfação, o que pode implicar em melhoria dos processos educacionais.

Sindicato Apeoc/Camocim