VAMOS FALAR SOBRE DEMOCRACIA? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 2 de julho de 2015

VAMOS FALAR SOBRE DEMOCRACIA?

A civilização grega, mentora de tais ideais, nunca imaginaria que a nobre democracia fosse tão vilipendiada como nos dias de hoje. O Governo do povo e para o povo tornou-se uma mera UTOPIA, um sonho distante, lindamente proferido em discursos inflamados ou formalmente escrito nos anais da história, mas desconectado da vida concreta de nossos brasileiros.

DEMOCRACIA = DEDOCRACIA, DINHEIROCRACIA, símbolo de manobras espúrias, maquiavelismo no sentido mais vulgar do termo. Com todo respeito ao filósofo italiano Maquiavel!

Trinta anos se passaram desde a propalada redemocratização no País e ainda não entendemos o conceito. Aliás, os regimes democráticos no ocidente vivem a mesma decadência! O que fazer? Não ser mais idiota e votar consciente seria o primeiro passo. Claro que o voto é uma de muitas outras formas de participação popular!! O processo de democratização de um povo passa por uma profunda mudança de mentalidade, de atitudes... 

Não podemos admitir essa tentativa de calar a voz do povo, adestrando-o como um mero instrumento de manobra. Pesa sobre os nossos ombros séculos de submissão e adestramento, mas um dia isso precisa parar.

Como diria André Emmanuel Batista: "O que se vê aí é apenas uma forma sem essência, um simulacro, uma grande farsa que encobre a realidade, nosso sistema político não enxerga mais o Povo brasileiro".

César Rocha