QUANTO VALE UMA VIDA HOJE? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 26 de julho de 2014

QUANTO VALE UMA VIDA HOJE?




Segue a breve reflexão de César Rocha sobre a matéria do Programa Fantástico, da Rede Globo:   Câmeras em carro da PM incriminam policiais em morte de menor no RJ


Sinceramente, fico me perguntando como não ficar revoltado com as cenas que todos nós presenciamos nos telejornais, quando dois policiais do Estado do Rio de Janeiro tentaram friamente assassinar três adolescentes, pequeno infratores. Para ser justo, temos que olhar dois aspectos nessa questão. A primeira, gravíssima, é que, infelizmente, alguns policiais em nosso país têm sido responsáveis por um verdadeiro genocídio da população negra, pobre e moradora das periferias. Não sou eu que falo isso, são os dados estatísticos! De um modo geral, a Polícia Militar é a herdeira mais visível do período ditatorial que vivemos em nosso país e, por isso mesmo, preserva os mesmos métodos de tortura e perseguição daquele período negro de nossa história.

O outro lado da moeda é a impunidade que grassa em todos os recantos do Brasil. Adolescentes e menores delinquentes estão cada vez mais abusando de sua condição e ceifando vidas inocentes. Qual seria a solução? Exterminar, prender, torturar? A resposta é complexa! Penso que o caminho é priorizar cada vez mais a família e as demais políticas públicas, num trabalho lento e sistemático para que colhamos os frutos a longo prazo.

Entendo a insatisfação de muitos policiais, a insegurança cotidiana e o sentimento de frustração de ver muitas vezes o seu trabalho comprometido pela falta de Justiça em nosso país. Contudo, nada justifica a barbárie que está acontecendo, principalmente, em nossas periferias. Fazer Justiça com as próprias mãos é inaceitável e uma atitude criminosa.

Quanto vale uma vida hoje? É hora de sair dos bastidores da história, desse silêncio sepulcral e de nos posicionarmos frente a esses acontecimentos.