Por iniciativa de Aldigueri, Audiência Pública na AL discute a cajucultura cearense - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Por iniciativa de Aldigueri, Audiência Pública na AL discute a cajucultura cearense

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde da terça-feira (27/08), uma Audiência Pública para debater a importância da cajucultura na economia do Ceará, estado responsável por 50% de toda a produção nacional do insumo.

O requerimento foi de autoria do Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT) por meio da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, conjunta com as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, e da Comissão de Agropecuária. Nas duas primeiras, Aldigueri é Presidente e Vice-presidente, respectivamente.

Durante a audiência, foi discutida a relevância da cajucultura para a economia e a urgente necessidade de incentivo à sua produção, que tem caído nos últimos anos, resultando em desemprego no campo e fechamento de indústrias nas cidades. O Projeto Intercajú, iniciativa ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), também foi debatido.


Uma das propostas resultantes do encontro foi a criação de uma frente parlamentar em defesa da cajucultura cearense. Aldigueri informou que ainda esta semana dará início a coleta de assinaturas junto aos outros deputados para a implantação da frente. O parlamentar comentou ainda, que já entrou em contato com deputados federais com o intuito de movimentar a bancada cearense no Congresso Nacional, para por em prática o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju), criado através da Lei Federal 12.834, de 20 de junho de 2013. “O que nós precisamos agora é implementá-la, regulamentá-la, e fazer com que órgãos como o BNDES e BNB possam criar linhas de crédito para o produtor de caju, fundamental para que o setor possa se desenvolver”, afirmou, referindo-se à Lei.

Estiveram presentes na audiência pública os deputados Francisco Carvalho de Araújo, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); José de Souza Paz, da SDA; Amilcar Silveira, presidente da Câmara Setorial do Agronegócio no Ceará; Antônio José Teixeira, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Ceará (Sindicaju); Paulo de Tarso Meyer, presidente do Sindicato dos Produtores de Caju do Estado do Ceará (Sincaju);Paulo Jorge Mendes, do SEBRAE-CE; Emanoel Maia Mota, presidente do CREA; Antônio Amorim, da Ematerce; Rodrigo Diógenes, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, além de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e produtores rurais dos municípios de Beberibe, Ocara e Redenção; e os deputados Nezinho Farias e Manoel Duca, ambos do PDT.

Ceará News 7