Papa Francisco altera doutrina da Igreja e pena de morte torna-se inadmissível em todos os casos - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Papa Francisco altera doutrina da Igreja e pena de morte torna-se inadmissível em todos os casos


O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (2) a  mudança na Doutrina da Igreja Católica, que passa a considerar inadmissível a pena de morte em todas as circunstâncias. A alteração foi feita formalmente.

"A Igreja ensina, à luz do Evangelho, que a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, e se compromete com determinação por sua abolição em todo o mundo", afirmou o pontífice em uma audiência com o cardeal Luis Ladaria, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o órgão responsável por pela defesa das tradições católicas. Antes disso, a Igreja já era critica da pena de morte, mas autorizava seu uso em algumas circunstâncias, quando "era o único jeito possível de defender efetivamente a vida humana conta agressões injustas", dizia a doutrina.  Mas desde o papa João Paulo 2º, morto em 2005, a Igreja já vinha restringindo o apoio a prática e Francisco já tinha condenado seu uso publicamente.

Segundo o novo comunicado, a antiga regra já não funcionava mais porque há novas formas de proteger a sociedade. “Há um entendimento cada vez maior de que a dignidade da pessoa não está perdida mesmo após a prática de crimes muito sérios”, diz o texto.

Carlos Jardel
Com informações da Folha de São Paulo