quinta-feira, 18 de agosto de 2016

TIRO DE GUERRA 10001 REALIZA ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DO SOLDADO

O Tiro de Guerra 10-001, representante do Exército Brasileiro, estará realizando nesta semana diversos eventos alusivos à comemoração ao Dia do Soldado, que ocorrerá no próximo dia 25 de agosto, dentre as quais, um torneio de futebol de salão, palestras sendo ministradas em colégios de ensino médio com o intuito de relembrar os feitos gloriosos de Duque de Caxias e de orientar os jovens que tem interesse em seguir a carreira militar; Visitações de colégios da Educação Infantil ao Tiro de Guerra, vivendo as crianças um dia de atirador; competição de Cabo de Guerra, e para finalizar estará sendo realizado neste dia 25 de agosto as 16:30hs, uma formatura na sede do nosso Tiro de Guerra em homenagem a esse grande herói do nosso Exército.

Estamos diante, portanto, do momento adequado para relembrar os feitos do chefe militar vitorioso, do guerreiro obstinado e do homem de estado exemplar que o Exército consagrou como Patrono.

Duque de Caxias
 
Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império Brasileiro.

Em meio século de assinalados serviços – coincidindo com um período crítico para a afirmação da nossa nacionalidade – Caxias interpretou com invulgar lucidez a realidade de sua época e vislumbrou um futuro grandioso para o Brasil.

Lutou pela consolidação da Independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata. Para culto de sua memória, o governo federal proclamou-o, em 1962, "Patrono do Exército Brasileiro". O dia do seu nascimento, 25 de agosto, é considerado o Dia do Soldado. O inesquecível sociólogo Gilberto Freyre, no reconhecimento das excelsas virtudes do Duque de Caxias, assim se expressou: "Caxismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os "caxias" devem ser tanto paisanos como militares. 


Nenhum comentário: