RAPIDINHAS DA EDUCAÇÃO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 8 de outubro de 2015

RAPIDINHAS DA EDUCAÇÃO

A Crise chegou às escolas

A crise foi tão forte que tem escolas realizando rifas, bingos e arrecadação junto aos alunos para realizarem a festa do professor. E teve diretores que foram taxativos dizendo que só haveria festa se o professor vendesse uma quantidade “x” de cartelas. 

O professor vender rifa e cartela de bingo pra sua própria festa é o fim do mundo.

Ninguém merece!

O calendário intocável

O calendário é elaborado sempre no inicio do ano, sem a participação e sugestão dos professores. A Secretaria da Educação deixa bem claro que o calendário depois de aprovado torna-se algo intocável e imexível quando isso é uma necessidade das escolas. Mas quando é uma necessidade da Secretaria da Educação é algo normal. Nesse caso, destaco a festa dos professores que está registrado no calendário no dia 13 de outubro e que inclusive seria um dia de atividade suspensa, mas a Secretaria trocou a data para o dia 30 do mesmo mês. Seria falta de organização e planejamento ou a crise também atingiu a dita Secretaria?

CapaCidades: capacitando os escolhidos

Um dos assuntos abordados no CapaCidades - uma formação/oficina que o TCM trouxe apenas para os escolhidos de Camocim - era sobre o FUNDEB. Ai fica a pergunta no ar: por que capacitar os cidadãos sobre este tão importante tema, se nem Conselho do FUNDEB existe na cidade? Um Conselho que já foi enterrado desde o inicio dessa "administraçãozona", junto com o abono?

Eu merendo, tu merendas, ele não...

A situação da merenda escolar está tão crítica que tem escolas que serve sopa cinco vezes por semana e se o sábado for letivo fecha nas seis. Há algumas escolas que os alunos reclamam em alto e bom som quando recebem das mãos das merendeiras meio copo de garapa e três bolachas contadas, sem direito a repetição. Os alunos saem gritando: - Na época do Chico Vaulino não era assim, tinha macarronada, coxa de frango inteira, mingau de aveia e até pipoca, agora, hoje o negócio tá sério! Isso quando na maioria das vezes as últimas turmas ficam sem merendar porque o lanche não deu. Haja fome!

Apertando a mesma tecla do notebook

No “LIVRO DAS LENDAS - *2013 / + 2016” (página 11, item 11) a prefeita prometeu aos professores que lhes dariam um notebook para melhorar o trabalho em sala de aula, facilitando assim a produção das atividades escolares. Como outubro é o mês dos professores, nada mais justo que realizar uma mega festa, trazer sanfoneiro de fora e bater retrato com um professor pra diminuir a ausência do abono. Esse instrumento ajudaria muito já que os alunos receberam um kit de livros com uma bolsinha de praia.

Carlos Jardel