CONGRESSO AINDA NÂO REPRESENTA O POVO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CONGRESSO AINDA NÂO REPRESENTA O POVO

Inúmeras pesquisas atestam que vem crescendo a insatisfação do povo brasileiro com a politica. Em agosto de 2003, 36% da população não tinha preferência por nenhum partido (Ibope) em fevereiro de 2014,  a proporção subiu para 66% (Datafolha). Além disso, vem caindo o grau de confiança das pessoas nas instituições politicas. O índice  de confiança Social (ICS) do congresso nacional caiu de 35% para 29% entre 2009 e 2013, enquanto o ICS dos partidos caiu de 31% para 25% no mesmo período (Ibope).

De acordo com os movimentos e organizações que participam da campanha da Plebiscito Constituinte,  a forma como o sistema politico brasileiro esta estruturado atualmente é a principal responsável por este descrédito. Eles alegam que por isso o congresso Nacional não é capaz de representar o povo brasileiro, pois oque predomina é a logica dos poderosos contra o interesses  do povo oprimido, fazendo do congresso um balcão de negócios.

O financiamento empresarial de campanhas eleitorais, a distorções na representação dos estados, e exclusão de setores oprimidos da sociedade, entre outro fatores,  contribuem para que o povo, seus anseios e necessidades fiquem  em último plano na pauta do Congresso, alegam os organizadores da campanha.


No gráfico ao lado é possível ver a distorção entre o perfil socioeconômico  da população e da Câmera dos  Deputados.