DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO

Em Camocim, movimento comemora 22 anos



 Hoje, 23 de abril, é o dia escolhido por todos os segmentos do Movimento Escoteiro para ser o Dia Mundial do Escoteiro e ter São Jorge como seu patrono, por representar a luta contra o mal e a injustiça.

O Movimento Escoteiro surgiu em Londres em 1907. Em 1910 chegou ao Brasil trazido por oficiais da Marinha do Brasil que lá estiveram em contato com o movimento. Em Camocim, foi fundado em 1992, permanecendo até os dias de hoje.

Desde sua fundação até o ano de 2007, o grupo de Camocim era denominado de 6º Grupo Básico Escoteiro Duque de Caxias, por que era a modalidade de terra. Em 2008, o grupo mudou para a modalidade do mar, passando a se chamar de 2º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Benjamin Sodré, que era filho de um oficial da Marinha, se tornou um Escoteiro, entrou para a Marinha, chegando ao posto de Almirante e fundou a UEB, União dos Escoteiros do Brasil, em 1928.

“Durante todo esse tempo de funcionamento na cidade de Camocim, o Grupo de Escoteiros já formou incontáveis cidadãos atuantes em nosso meio, mais nunca teve o apoio e nem o reconhecimento merecido, apesar dos esforços de seus dirigentes. Recentemente, estivemos na Câmara de Vereadores solicitando o reconhecimento do Grupo como de Utilidade Pública Municipal, o projeto foi aprovado por unanimidade na última sessão de 2013, porém, até o presente momento, não foi sancionado pela prefeita Monica”, disse ao blog Sebastião Dourado, presidente do Grupo de Escoteiros de Camocim 

O Grupo recebe crianças e adolescentes de todas as camadas sociais, oriundos de todos os bairros da cidade e atualmente o número de crianças carentes tem aumentado muito, mas, sem ter recursos, o Grupo não tem como atender esta clientela, e também não faz parte da filosofia do movimento recusar quem os procura, isso faz com que suas dificuldades de funcionamento aumentem, "mais nada disso tira o ânimo de seus dirigentes, que muitas vezes saem pedindo doações aos amigos que acreditam neste trabalho tão importante para a formação do caráter de nossos jovens”, concluiu Sebastião.

Atualmente o Grupo de Escoteiros de Camocim atende 32 crianças. 

Carlos Jardel