COMO ACOMPANHAR DE PERTO AS ATIVIDADES DO PODER LEGISLATIVO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COMO ACOMPANHAR DE PERTO AS ATIVIDADES DO PODER LEGISLATIVO

Na próxima segunda-feira, 3, todo o Poder Legislativo – câmaras municipais, assembleias, Senado e Câmara dos Deputados -, volta do recesso de fim de ano. Mas será que você sabe como acompanhar o trabalho dessas pessoas que formam essas instituições? O POVO mostra agora que há várias ferramentas para conhecer, se aproximar e até criticar o trabalho dos vereadores, deputados e senadores. As opções vão desde o rádio até os atuais aplicativos de comunicação.

Todas as casas legislativas dispõem de várias mídias para informar a população sobre as atividades parlamentares, como TV, rádio, site e redes sociais como Facebook e Twitter. No site da Câmara Municipal de Fortaleza, por exemplo, constam informações detalhadas sobre as sessões plenárias, como atas e a transmissão ao vivo, além dos projetos de lei na íntegra - aprovados ou não -, e links para todas as outras mídias já na sua página inicial. Lá você também pode acompanhar todos os gastos da Casa e dos vereadores por meio do link Portal da Transparência.

O Senado possui o sistema Alô Senado, onde a população pode ligar para opinar, criticar, questionar, tirar dúvidas e ficar por dentro dos trabalhos dos senadores. A ligação é gratuita de qualquer lugar do país pelo telefone 0800 61 2211.
O POVO

Sessões

Se você não estiver satisfeito com as informações que esses meios oferecem, você pode ir pessoalmente acompanhar as sessões. Assembleia, Câmara e Senado são considerados a casa do povo, então o cidadão tem todo direito de transitar e acompanhar as sessões nas galerias reservadas. Na Câmara Municipal de Fortaleza, existe um projeto chamado Tribuna Livre, em que o cidadão ou alguma entidade pode usar a tribuna para fazer um pronunciamento. Para participar, entretanto, é preciso que um vereador faça um requerimento solicitando o espaço. Portanto, o primeiro passo é procurar um vereador para que ele adote a ideia.