ALUNOS RECLAMAM DO CARDÁPIO: O RODIZIO DA MERENDA ESCOLAR NÃO MUDA. - Revista Camocim

quinta-feira, 16 de abril de 2015

ALUNOS RECLAMAM DO CARDÁPIO: O RODIZIO DA MERENDA ESCOLAR NÃO MUDA.

"Todo aluno da Educação Básica pública tem direito a merenda escolar e é um dever do Estado fornecê-la. A questão é determinada já na Constituição Federal, mas é a lei nº 11.947, instituída em 2009, que regulamenta a alimentação escolar e dá as suas diretrizes, como a qualidade, a inclusão da educação alimentar e as bases para a transferência de recursos federais por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a realização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios e estados.

Enquanto a maioria dos pais sabe que a merenda escolar é um direito, poucos se preocupam de fato em fiscalizar esse serviço, seja conversando com a escola ou com o filho. Mal sabem que a própria lei também considera a participação social no acompanhamento das ações do Estado como uma de suas diretrizes, através até de um órgão estabelecido: os Conselhos de Alimentação Escolar" 

Afinal, você sabe o que o seu filho come na escola? E se ele gosta do que ele come? Ou melhor, se é saudável a alimentação que recebe? "É importante que os pais voltem a participar na alimentação escolar, porque eles não sabem o quanto o lanche pode comprometer o aprendizado e o desenvolvimento do filho", explica a nutricionista e professora da UNB Raquel Botelho"(extraído do site educar para crescer). . 

Mas voltando pra nossa realidade. Você sabe o que alunos da rede municipal de ensino em Camocim vêm comendo na hora da merenda?

Segundo alguns alunos, existe um famoso rodízio repetitivo de merenda todos os dias. Os próprios alunos que desconhecem a Lei sobre o uso do dinheiro federal para a alimentação escolar não sabem como cobrar ou reclamar. Afinal de contas a quem recorrer?

Porque na gestão passada os alunos recebiam na alimentação escolar frutas e verduras frescas, carne, peixe e frango inatura adquirido na própria cidade e, hoje que os recursos são maiores se resumem apenas a três tipos de merenda? O “Roscovo” (Arroz com ovo), o Biscaju (Biscoito cream crack com suco de caju engarrafado) e a Soup (sopa de macarrão e soja).

Não que eu tenha algo contra o “roscovo”, pois é um prato originariamente do Brasil antigo. Famílias que costumam ter como complemento de uma refeição o Ovo, misturado com o Arroz. A Sopa que é considerada o prato mais antigo do mundo e nem muito menos o biscoito, pois é quase tão antigo quanto a nossa civilização e o suco de caju que é o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Faz bem, mas todo dia ninguém aguenta não é?

A escola deveria desempenhar o importante papel na formação dos hábitos alimentares, visto que é nesse ambiente que substancial proporção de crianças e adolescentes permanece por expressivo período de tempo diário. Contudo, os programas de educação nutricional devem ir além das atividades em sala de aula.

Qualquer dia destes postarei aqui o nome das escolas que tem o pior cardápio.

Carlos Jardel