Cobertura vacinal infantil contra a covid-19 segue baixa no Ceará com menos da metade das crianças totalmente imunizadas - Revista Camocim

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Cobertura vacinal infantil contra a covid-19 segue baixa no Ceará com menos da metade das crianças totalmente imunizadas



A baixa adesão à vacinação contra a Covid-19 entre crianças pequenas segue preocupando as autoridades de saúde no Ceará. Dados atualizados até setembro mostram que apenas 47,38% das crianças de 6 meses a 2 anos receberam as duas doses do imunizante. A situação se agrava quando o recorte é a 3ª dose, cuja cobertura cai para 19,12%.


Desde 2024, a vacina contra a Covid-19 integra o Calendário Nacional de Vacinação, mas a cobertura está longe do ideal. Em entrevista ao Diário do Nordeste, a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, classificou o cenário como insuficiente:


“Nós temos um percentual bem inferior ao desejável para alcançar a meta, principalmente entre crianças que não fizeram nenhuma dose da vacina.”


Como é o esquema vacinal


Conforme o Ministério da Saúde:


Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: duas doses do imunizante monovalente, com intervalo de quatro semanas.


Crianças a partir de 5 anos: apenas uma dose já completa o esquema.


Exceção: crianças de grupos prioritários, como imunocomprometidas ou com deficiência permanente,devem receber uma dose anual.


Carlos Jardel

via DN