Após polêmica no Cadastro Único, Secretaria se pronuncia por meio do Presidente da Câmara e explica transtornos à população - Revista Camocim

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Após polêmica no Cadastro Único, Secretaria se pronuncia por meio do Presidente da Câmara e explica transtornos à população




A Secretaria Municipal de Proteção Social e Direitos Humanos de Camocim, por meio de sua coordenação do Cadastro Único, divulgou uma nota nesta quarta-feira (6 ) para esclarecer a população sobre informações consideradas equivocadas que têm circulado a respeito do atendimento no setor.


De acordo com a nota assinada pela secretária Roberta Fernandes, lida na Tribuna da Câmara de vereadores pelo presidente Emanoel Viera, na noite de ontem, durante a primeira sessão legislativa do segundo semestre, o Cadastro Único funciona em horário corrido, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, com distribuição de senhas a partir das 7h da manhã. São entregues 100 senhas por dia, divididas da seguinte forma:


  • Atualização cadastral: 40 senhas regulares e 20 prioritárias
  • Atendimento do Programa Bolsa Família: 30 senhas regulares e 10 prioritárias

Entre as principais atividades do setor estão: atualização e novos cadastros, emissão de comprovantes, marcação de visitas domiciliares, operação do sistema Bolsa Família e atendimento presencial ao público.


A secretaria também destacou os números de atendimentos realizados. Apenas no mês de janeiro, foram registrados 4.860 atendimentos, incluindo:


  • 758 atualizações cadastrais
  • 87 visitas para novos cadastros
  • 365 atendimentos de bloqueios, suspensões ou cancelamentos de benefícios
  • 2.417 atendimentos na recepção
  • 1.009 emissões de comprovantes de cadastro

O presidente destacou, ainda, que o Cadastro Único é gerido nacionalmente pelo Dataprev, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social, e que quedas no sistema não são controladas pelo município.  


Emanoel informou ainda que será disponibilizado aos vereadores um relatório detalhado das atividades do setor, para fins de transparência e prestação de contas.


Carlos Jardel