Na política, o silêncio às vezes grita. E a presença também. Emanoel Vieira, presidente da Câmara de Camocim, escolheu a última noite do Granchitão para fazer mais do que apenas prestigiar o evento. Ele mandou um recado direto e sem envelopes lacrados. E o destinatário tem nome e sobrenome: Sérgio Aguiar!
Ao posar para fotos ao lado do deputado estadual Romeu Aldigueri e do prefeito de Granja, Aníbal Filho, dois dos principais desafetos do seu padrinho político, Emanoel abandonou a zona de conforto e atravessou a fronteira. E não foi só geográfica, mas simbólica.
Para quem ainda não entendeu o mapa, reflita: Romeu e Aníbal representam exatamente o projeto político que Sérgio mais combate na região. Estar ao lado deles, sorridente, num dos eventos mais simbólicos, é um gesto de rompimento ou, no mínimo, de autonomia barulhenta.
Vieira não apenas “prestigiou o evento”. Ele prestigiou um campo político inimigo do seu próprio líder. O que isso significa? No mínimo, que a fidelidade política em Camocim começa a dar sinais de desgaste. Ou, quem sabe, que Emanoel esteja ensaiando voo próprio. Se for isso, o recado foi claro como o som do forró da Calcinha Preta foi na Beira Rio: "não sou mais apenas o vereador de estimação de ninguém."
Se Sérgio entendeu? Com certeza. E, se ainda não entendeu, que repita a foto. Ela diz tudo.
Carlos Jardel