Camocim não apresentou Plano de Contingência contra o coronavírus, diz MP . - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 19 de março de 2020

Camocim não apresentou Plano de Contingência contra o coronavírus, diz MP .

O Ministério Público Estadual divulgou a relação dos municipios que não apresentaram Plano de Contingência contra o coronavírus. Camocim e mais 15 cidades, estão na relação divulgada pelo MP AQUI

O Jornal do Diário do Nordeste AQUI  também destacou o nome de Camocim na relação dos municipios em falta com o envio do Plano.

No portal da prefeitura de Camocim AQUI, até o fechamento dessa matéria, não consta o Plano de Contingência.

O município divulgou apenas dois decretos emergências, um criando um comitê de enfrentamento e outro determinando ações preventivas, mas não publicou o Plano, peça fundamental e prioritária para o governo diante da pandemia. 

A gestão municipal agiu, quando em hipótese alguma não deveria, com pura irresponsabilidade contra a população. 

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, promotor de Justiça Enéas Romero, "o plano municipal deve ser integrado aos planos estadual e nacional e prevê quais medidas serão adotadas no Município em cada uma das etapas da pandemia". Ainda conforme o representante, o documento detalha as providências que as redes municipais devem adotar a fim de diminuir o contágio. "O que vai ajudar é uma atuação integrada e coordenada", alerta.

Confira a listas dos municípios que não apresentaram o Plano de Contingência contra o Novo Coronavírus:

Camocim, Forquilha, Guaiúba, Hidrolândia, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Itarema, Lavras da Mangabeira, Massapê, Milagres, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Pacujá, Paraipaba, Quiterianópolis, Quixeré, Reriutaba, Santana do Acaraú, Tururu, Varjota e Viçosa do Ceará.

De acordo com Eneas Romero, a participação efetiva e com engajamento dos 184 municípios trata-se de uma questão de responsabilidade política, social e jurídica dos gestores. “Esperamos que todos os prefeitos entreguem e executem o seu Plano de Contingência conforme acertado durante a reunião que tivemos, ontem, na Aprece. Quem não tem plano, não definiu como vai reagir aos possíveis casos em suas cidades. É preciso que estes sigam o Plano de Contingência Estadual, porque a gente quer resolver”, reforçou.

Carlos Jardel 
Informações do MP e do Diário do Nordeste