Terceiro dia de buscas por vítimas de desabamento começa com expectativa de encontrar soterrado vivo - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Terceiro dia de buscas por vítimas de desabamento começa com expectativa de encontrar soterrado vivo

 Idosa de 81 anos é retirada sem vida dos escombros. É a terceira morte confirmada

O trabalho ininterrupto de buscas por sobreviventes do desabamento do Edifício Andrea, que desmoronou na terça-feira (15), continua em seu terceiro dia nesta quinta-feira. Desde o fim da noite anterior, socorristas e apoiadores voluntários têm a expectativa de encontrar uma pessoa com vida. Provavelmente uma mulher. A possibilidade de encontrar um sobrevivente aumentou a já exemplar rede de solidariedade.


Por outro lado, a concentração de forças para localizar e resgatar a vítima revela um problema: a falta de itens tão úteis quanto necessários, como luvas, baldes e óculos de proteção para os bombeiros. As doações de anônimos ajudam muito, mas não são suficientes. Trabalhar com essa deficiência, contudo, ressalta ainda mais o empenho dos socorristas, que não transmitem a exaustão óbvia que enfrentam.

E esse emprenho durou toda a madrugada. Até a publicação, eram mais de seis horas focadas no resgate da vítima. Ela seria uma jovem. Familiares dela tensos com a possibilidade da retirada dela, numa expectativa compartilhada por todos os que estavam lá. Entretanto, não há confirmação oficial sobre a identidade da pessoa.

Enquanto isso, após um desencontro de números, confirmando e "desconfirmando" morte, aumentando e diminuindo o número de desaparecidos, o governo divulga agora a seguinte situação: 3 mortes foram confirmadas, 7 foram resgatadas com vida e outras 7 estão desaparecidas.

CORPO RETIRADO

Por volta das 6h40, os bombeiros usaram uma lona preta para cobrir uma área e uma equipe da Perícia Forense foi ao local e fez a retirada do que seria um corpo. Pode ser uma quarta vítima morta ou uma das três que não havia sido retirada dos escombros. Contudo, ainda não há confirmação oficial.

Mortes confirmadas

1)  Frederick Santana dos Santos, 30 anos, era entregador de água e estava no mercantil ao lado do prédio, no momento do desabamento. Bombeiros confirmaram a morte por volta das 23h30 da noite de terça-feira (15). 

2) Vítima não identificada. SSPDS informou que é uma mulher e que ainda está nos escombros do edifício. Bombeiros confirmaram a morte dela por volta das 8h desta quarta (16). 

3) Izaura Marques Menezes, de 81 anos, é avó do primeiro resgatado com vida do prédio, o jovem Fernando Marques. Os bombeiros confirmaram a morte por volta das 17h30. De acordo com a corporação, o corpo foi encontrado ao meio-dia e eles não conseguiram identificar a vítima. A SSPDS, depois, a identificou como Izaura Marques Menezes, após exames de odontologia forense (arcada dentária).

QUEM SÃO AS PESSOAS RESGATADAS COM VIDA

1) Fernando Marques, 20 anos, foi o primeiro resgatado com vida dos escombros;

2) Antônia Peixoto Coelho, 72 anos. Estado de saúde é considerado grave;

3) Cleide Maria da Cruz Carvalho, 60 anos. Foi encaminhada para hospital com ferimentos no corpo. Quadro de saúde é estável;

4) Davi Sampaio, universitário do curso de Arquitetura de 22 anos. O jovem, que sofreu escoriações, fez selfie nos escombros e enviou para a família. Ele teve alta hospitalar na tarde desta quarta (16);

5) Gilson Gomes, 53 anos, trabalhava próximo ao local e estava no mercantil ao lado do prédio, no momento da desabamento. Ele quebrou as duas pernas e está internado no IJF; 

6) Francisco Rodrigues Alves, 59 anos, porteiro e zelador do Edifício Andrea. Ele aparece correndo em um vídeo do momento do desabamento. Está internado no IJF;

7)  João Ycaro Coelho de Menezes, 35 anos, foi resgatado às 15h de terça-feira (15). Ele é sobrinho da idosa Antônia Peixoto Coelho, 72 anos, também resgatada com vida. Ele é engenheiro de computação, teve escoriações no momento do desabamento e foi encaminhado para o Frotinha de Messejana. Ficou em observação, fez exames e teve alta nesta quarta (16). 

Diário do Nordeste