Instituto Teias da Juventude implanta Projeto Vida nas Teias da Cultura em Camocim - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 9 de maio de 2019

Instituto Teias da Juventude implanta Projeto Vida nas Teias da Cultura em Camocim

O Instituto Teias da Juventude - ITJ, de Sobral,  realizou neste domingo, 05 de maio, no bairro Olinda, em Camocim, reunião com lideranças juvenis e comunitárias, representantes da Pastoral da Juventude, do Grupo de Jovens Revolucionários em Cristo, artesãs e animadores da Comunidade Eclesiais de Base da Capela Santa Edwiges, com a finalidade de implantar um trabalho social, através do Projeto Vida nas Teias da Cultura.


O diretor fundador do Instituto, Chiquinho Silva, e a diretora presidente, Márcia Santos,ambos de Sobral,  apresentaram a proposta  e socializaram as razões que motivaram a implantação do projeto, que  pretende contribuir na transformação da comunidade, por meio do acesso à cultura e suas linguagens.

O Projeto contará com o apoio e patrocínio da Empresa Democrata Calçados, que possui uma filial na cidade de Camocim, e demonstra compreender a importância da responsabilidade social frente às realidades e vulnerabilidades que permeiam algumas comunidades locais, dentre elas, o uso e o tráfico de drogas, as violências, bem como a falta de ocupação e de oportunidades para adolescentes e jovens traçarem novas trajetórias de vida. 

Em Camocim, o Projeto Vida nas Teias da Cultura contará com agentes sociais, arte educador de música e agentes juvenis para o desenvolvimento das atividades. Estes terão a tarefa de mobilizar os adolescentes e jovens, realizar e conduzir oficinas sócio educativas, rodas de conversa, cinemas jovem educativo, noites culturais, feiras livres de economia solidaria e de gratidão, além de visitas domiciliares e encaminhamentos à rede sócio assistencial do município.

Poderão participar das atividades do Projeto crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, residentes do Bairro Olinda, que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade social, devidamente matriculados e frequentando a escola. 

"A reunião foi uma ocasião potente para a construção de significativas parcerias e para iniciar o compromisso de corresponsabilidade entre o ITJ e lideranças locais", destacou a diretora presidente do Instituto, Márcia Santos.

 Para o diretor fundador, Chiquinho Silva, "está sendo uma grande alegria ampliar o grupo para este trabalho social que se inicia".

"O ITJ tem como referência um provérbio africano que diz: "Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias." Essa referência nos inspira a seguir em frente desafiando horizontes, unindo pessoas e transformando realidades sociais", concluiu Chiquinho. 

O projeto em Camocim será coordenado pelas jovens Mônica e Fernanda, moradoras da Olinda, integrantes da  Pastoral da Juventude.

Informações do ITJ