Enfermeira detalha episódio em que Secretário da Saúde de Camocim tenta impedir realização de exames pré-natal de gestantes. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 1 de abril de 2019

Enfermeira detalha episódio em que Secretário da Saúde de Camocim tenta impedir realização de exames pré-natal de gestantes.

Guarda Municipal chegou a ser acionada para retirara e enfermeira que se recusou e realizou o atendimento.



A enfermeira Jamille Kesia, em contato com o blog, detalhou o episódio em que o Secretário da Saúde de Camocim, Fernando Fernandes, na última sexta-feira (29,)teria ordenado o fechamento de salas da Unidade de Saúde do antigo SESP,  para evitar que a mesma viesse a realizar exames de pré-natal em gestantes da comunidade de Tatajuba.

Veja o vídeo da denúncia AQUI

De acordo com Jamille, a equipe do PSF da Tatajuba atende em varias localidades da zona rural e devido à quadra invernosa muito forte no mês de março algumas delas ficaram sem atendimento por conta  do alagamento das estradas. Com isso, muitas gestantes ficaram sem atendimento de pré-natal.

"Elas -  gestantes - me procuraram e também as agentes comunitária de saúde para tentar encontrar uma solução. Sendo assim, perguntei se o atendimento em Camocim era viável, já que vindo da balsa no sítio São Mateus o acesso é garantido. Todas as gestantes se prontificaram a vir a Camocim e ficaram muito felizes por terem agendado suas consultas e por que seriam atendidas em instalações adequadas, já que nas localidades o atendimento é feito em escolas e em residências emprestadas", explicou a enfermeira, informando que havia comunicado devidamente  a coordenadora  Municipal da Atenção básica de que iria fazer o atendimento na sede, inclusive pedindo que a mesma providenciasse uma sala no SESP,  já que lá existem várias salas ociosas no dia de sexta-feira

Ocorre que  enfermeira realizou os atendimentos das gestantes mesmo tendo recebido ordens para se retirar da sala. Ordem essa que teria vindo diretamente do Secretário da Saúde e da prefeita Monica Aguiar, que inclusive acionaram a Guarda Municipal, que só não invadiu o consultório devido a ação de algumas mulheres que interviram, pedindo para os guardas não interromperem o atendimento sob risco de complicar a saúde das gestantes num possível ato de vexame e constrangimento.

A enfermeira Jamille também ressaltou que "o caso do óbito do recém nascido morto pela mãe em Camocim é da área atendida na Tatajuba, e que tal episódio levantou mais um alerta para um cuidado maior com essas gestantes".

Carlos Jardel