Camocim atravessa situação dramática e estarrecedora. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 30 de abril de 2019

Camocim atravessa situação dramática e estarrecedora.

É estarrecedor a situação de Camocim. Estamos evidentemente atravessando um momento critico na vida orgânica do município. Nem mesmo as "carnaúbas" do vereador Ricardo, que foram plantadas no Canteiro da Beira Mar, estão resistindo. Nossas ruas estão esburacadas, tomadas pelo mato e por montanhas de entulhos - e desafio aqui, qualquer "mané amestrado" provar o contrário. Não resta dúvidas, pelo menos pra mim, que a cidade está sendo governada através de aparelho celular, já que a prefeita resolveu sumir do município. "Alô, em que pé anda a depressão social e a desnutrição administrativa?"


E como não basta a queda, tem que ter o coice, então, é desmotivador encarar o cenário verificando também a “cambada de doidinhos”, frutos de podres acordos políticos, ocupando cargos de secretários de Governo. Uma cambada de gente despreparada – não sei como a prefeita não sente vergonha de ter ao seu lado, no alto escalão, um monte de “manés” improdutivos, incapazes de discutir o desenvolvimento da cidade.

Por falar em desenvolvimento, o projeto de Saneamento Básico, que desde o tempo do ex-prefeito Vaulino vem sendo fomentado, e agora, apesar da falta de transparência e da destruição das vias públicas, está sendo executado, é a mais expressiva ação em andamento desse governo. Tirando isso, pergunto: o que mais?, respondo: NADA! Absolutamente nada de tão relevante, que sirva de perspectiva de ânimo, passa na esteira pública municipal.

Alguns secretários apenas fazem -  e mal -  a manutenção do que sempre existiu. Outros nem ao menos isso fazem. A cidade não apresenta novidades, ou apresenta? Quais?

E não dá pra confundir novidades com ações de manutenção. Manutenção é obrigação primária - pavimentação, limpar as ruas, realizar os eventos do calendário cultural da cidade, manter abastecido a farmácia pública e os postos de saúde, garantir professores e a estrutura das escolas...

Novidade seria: estaleiro, construção de um hospital público municipal e de um verdadeiro Mercado Público sem suspeita de superfaturamento da obra. Novidade seria a criação de um distrito industrial e ações mais relevantes da expansão turística de Camocim – e não as "lorotinhas" de Whatsapp do secretário Ricardo, como o tal de NIT e as palmeiras imperiais (rsrs). Aliás, o Ricardo parece ser pago para trabalhar no Whatsapp... em fim, repito: nenhuma novidade.

Pra finalizar o relato dramático da vida real, recentemente, por acidente, ouvi a entrevista de um secretário da prefeita numa emissora de rádio local. Fiquei envergonhado e ao mesmo tempo angustiado em imaginar que tal figura estaria, naquele exato momento, servindo de chacota para milhares de ouvintes. Pensei: o problema não é o semianalfabeto literal, mas sim o que o sujeito expressa no cotidiano público através de sua prática executiva de secretário. E o que ele expressa?, resposta: nada! É apenas mais um irrelevante agente do governo que garante uma vaga na administração em troca de assegurar votos a prefeita e ao deputado. É uma situação calamitosa em todos os sentidos.

Carlos Jardel