Barroquinha - Município recebe relatório técnico de migração de dunas e pleiteia recursos para projeto de contenção - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Barroquinha - Município recebe relatório técnico de migração de dunas e pleiteia recursos para projeto de contenção

O prefeito professor Ademar esteve ontem, quinta-feira (07) na Secretaria do Meio Ambiente do Estado - Sema, na Célula de Conservação da Diversidade Biológica, com o técnico Renan Gonçalves Pinheiro Guerra e Andréa Moreira, para receber o relatório técnico sobre migração de dunas no município de Barroquinha e o processo de soterramento de comunidades e vias de acesso do município. 

O estudo em questão foi uma solicitação do prefeito, que busca  orientações técnicas, apoio logístico e auxilio financeiro para superação dos problemas enfrentados pelas as comunidades litorâneas atingidas constantemente pelo natural avanço das dunas.

De acordo com a prefeitura de Barroquinha, as comunidades de Butipitá, Curimãs e Praia Nova, são as mais afetadas. Na administração do prefeito Ademar, uma escola já chegou a ser subterrada pelas dunas. 

"No período de intensa ventania, entre agosto a dezembro, as estradas de Butipitá e Curimãs são constantemente fechadas pelas das dunas, precisando serem desobstruídas pelas máquinas", informou ao blog a equipe de assessoria do prefeito Ademar, completando: "tem locais que a única alternativa é remanejar as famílias. Mas, como remanejar sem recursos?, o Município não tem como bancar. Os próprios estudiosos dizem que a situação é muito complicada"

Com o relatório em mãos, o prefeito Ademar pleiteará  recursos para solucionar o problema. "Porém, todos os projetos de contenção de dunas são muito caros. É preciso de uma intervenção do Governo Federal", pontuou a assessoria, destacando ainda que o prefeito Ademar vem se articulando fortemente, desde o início de sua gestão, para garantir a qualidade de vida das comunidades.

Imagens do relatório




Carlos Jardel