Inaugurado Memorial Legislativo de Camocim - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Inaugurado Memorial Legislativo de Camocim

A Câmara Municipal de Camocim, inaugurou na noite da última terça-feira (18), o Memorial Legislativo “Vereador Kleber Pessoa Navarro Veras”. Participaram da solenidade, o Vice-Prefeito de Camocim, Francisco de Araújo popularmente conhecido como Chiquinho do Peixe, Vereadores, ex-vereadores e ex-presidentes do legislativo, secretários municipais, membros da Academia de ciências, artes e letras, representantes de entidades, familiares dos homenageados e o público em geral.

A cerimônia foi iniciada, com a inauguração da Galeria de obras de Artes que leva o nome do saudoso artista plástico camocinense “Mauro Viana Melo”, o espaço conta com diversas telas de artistas locais, a criação desta galeria é uma forma de ampliar a divulgação da cultura local e valorizar os artistas da terra.


Em seguida foi inaugurado a Galeria das Mulheres do Legislativo, que homenageia todas mulheres vereadoras que passaram pela Câmara Municipal, mostrando que as mulheres, ao longo dos anos, têm se destacado na luta pela igualdade e pelo empoderamento na vida pública. Estiveram presente neste momento, a ex-vereadora Francisca das Chagas de Oliveira Sousa, conhecida como “Chica Fumaça” que exerceu seu mandato no ano 1977 a 1982, a ex-vereadora e Ex-Presidente do Legislativo Dra. Tânia Pessoa Navarro Veras que exerceu seu mandato no ano de 1983 a 1988, e também as atuais vereadoras Lúcia Melo e Iracilda Rodrigues. 

Dando sequência as inaugurações, foi inaugurado o Memorial legislativo que contempla em seu acervo toda a história política do nosso município, com uma Galeria de Ex-Presidentes, Ex- Prefeitos, Ex-Vice-Prefeitos, e documentos históricos do poder legislativo. Nesse espaço também conta com a Galeria Ferrovia e ferroviários, que através de fotografias contam a história da Estrada de Ferro que ligava Camocim á Sobral, considerando, que nossa cidade por muitos anos, teve sua economia baseada na estrada de ferro, onde a mesma foi responsável pelo desenvolvimento urbano de nosso município. A Galeria Grandes Camocinenses, homenageou inicialmente, um bravo guerreiro de nossa terra, Euclides Pinto Martins, pioneiro da aviação, empreendeu o primeiro vôo New York/Rio de Janeiro, o que muito orgulha o povo de nossa terra.

No memorial, pesquisadores, estudantes e o público em geral, poderão acessar em um banco de dados, todos os documentos do legislativo digitalizados desde o ano de 1885 até os dias atuais, como atas, ofícios, leis, projetos de lei, decretos legislativos, resoluções, facilitando o acesso e a preservação dos documentos. Neste espaço ainda conta com um auditório com capacidade para 30 pessoas, e uma biblioteca criada através de doações de diversos amigos, com obras literárias e em especial que retratam a história de nosso município e livros de autores camocinenses. 

O Presidente Kleber Veras, destacou em sua fala que esse projeto estava em seus planos desde que assumiu a presidência da câmara, agradeceu a todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuíram para realização deste sonho, que espera que este espaço seja destinado a pesquisa, capacitação e preservação da memória histórica do nosso parlamento e do nosso município.