Projeto Comprova: Vídeos de Bolsonaro em multidões são falsos - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 2 de outubro de 2018

Projeto Comprova: Vídeos de Bolsonaro em multidões são falsos

O projeto Comprova do jornal Gazeta do Povo apurou três vídeos que apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) têm compartilhado nas redes sociais nas duas últimas semanas que são falsos. Não se tratam de registros em atos de apoio ao capitão reformado do Exército. Um deles, inclusive, foi feito durante a Copa do Mundo.

Esse último, publicado no dia 14 de setembro, tem sido mostrado como uma multidão, no centro de Campinas (SP), em manifestação recente “prol da saúde” de Bolsonaro. Já há 4,7 milhões de visualizações. No vídeo original, gravado em 27 de junho, no Largo do Rosário, na região central de Campinas (SP), é do derradeiro dia da partida de Brasil e Sérvia, na Copa do Mundo. É possível ouvir, inclusive, a narração de Galvão Bueno, da TV Globo. AQUI

O segundo fake news é de “Bolsonaro discursando em plena caminhada pela Esplanada dos Ministérios no Distrito Federal” no dia 5 de setembro. Mentira! O registro foi feito no dia 13 de março de 2016 em ato contra o Governo de Dilma Rousseff. No mesmo dia 5, Bolsonaro estava em Brasília, mas não passou pelo local indicado. Pela própria agenda oficial do candidato, o discurso ocorreu em Taguatinga e para um público bem menor, como é possível ver em registro feito pelo Poder360, que também participa do Comprova, e acompanhou esse dia de campanha. AQUI

O terceiro vídeo desmentido é de mais uma manifestação pelo impeachment de Dilma, gravado em 2015, também em Brasília. Os editores dizem que a multidão estava nas ruas por Bolsonaro, na segunda semana de setembro de 2018.

Participaram, especificamente, dessa checagem Poder360, BandNews FM e AFP. O projeto conta ainda com Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, revista piauí, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.