"Intolerante e agressivo", diz delegada sobre barbeiro que matou mestre de capoeira - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 9 de outubro de 2018

"Intolerante e agressivo", diz delegada sobre barbeiro que matou mestre de capoeira

Com 1,80 m de altura, voz firme, careca e de cavanhaque, o barbeiro Paulo Sérgio Ferreira de Santana, 36 anos, tinha se mudado do bairro do Nordeste de Amaralina para a localidade do Dique Pequeno, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, há cerca de dois meses.

Pai de dois filhos, foi morar em uma casa alugada ao lado da companheira, que já residia no bairro. Ele disse que não conhecia o homem que matou com 12 facadas pelas costas, o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Môa de Katendê, após uma discussão política. O caso foi na madrugada desta segunda-feira, 8. 

A delegada Milena Calmon, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Bahia (DHPP), que investiga o crime, descreve o barbeiro como sendo uma pessoa intolerante e agressiva. Por ser novo na região, nenhum morador mais velho o conhecia. Em depoimento à Polícia, Paulo Sérgio disse que nunca havido ouvido falar sobre o capoeirista, que exercia forte influência cultural no bairro, promovendo atividades e sendo, inclusive, uma das principais lideranças do bloco de afoxé Badauê. 


Mas essa não foi a primeira vez que ele foi parar na delegacia. Depois de ser detido, a delegada  encontrou duas ocorrências envolvendo o nome do barbeiro. A primeira, de 2009, quando ele foi vítima de agressão por parte de quatro homens após uma discussão. De acordo com a delegada, à época, ele deu entrada no Hospital Geral Roberto Santos para cuidar de ferimentos. Não se sabe, no entanto, o motivo da briga, nem se ele teria provocado a confusão.

Já em 2014, o barbeiro foi acusado por um adolescente de 14 anos de ameaçá-lo com uma tesoura depois de o jovem pedir R$ 0,50. A vítima procurou a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) para formalizar a denúncia. Mesmo depois de o caso ser registrado, Paulo Sérgio não foi preso. O registro, explica a delegada, não apresenta muito detalhes sobre o caso.

“No registro temos apenas: o garoto de 14 anos teria sido vítima de agressão física e verbal por parte de Paulo Sérgio. O adolescente teria pedido a quantia de R$ 0,50 para completar o valor do corte cabelo e que isso teria irritado o autor, que passou a agredir verbalmente. O mesmo teria quebrado o seu relógio dizendo ser uma ‘peça barata’ e que ainda teria colocado uma tesoura no seu pescoço. No entanto, não diz, o local onde ocorreu”, diz Milena. 

Já sobre a morte de Môa, para a polícia, Paulo Sérgio disse que, antes de cometer o crime, começou a beber os primeiros copos de cerveja durante a tarde, por volta das 15 horas, quando o cenário político do segundo turno ainda estava sendo decidido nas urnas.

A bebedeira foi até a noite, quando resolveu ir ao Bar do João, estabelecimento que fica nas proximidades do Dique do Tororó. Lá, já por volta da meia-noite, o barbeiro resolveu pôr em discussão com o dono do estabelecimento as propostas do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, segundo testemunhas que estavam no local. 

De acordo com a delegada, o barbeiro argumentava com o dono do estabelecimento que era preciso haver mudanças no Brasil, quando o capoeirista interrompeu a conversa se mostrando contrário às suas ideais.

Prisão

Paulo Sérgio chegou por volta das 11h30min de segunda-feira na sede do DHPP, no bairro da Pituba, ao lado de dois policiais. Ao avistar a presença da imprensa, cabisbaixo, tentou esconder o rosto utilizando uma das mãos ferida por uma faca tipo peixeira usada para cortar carne em casa.

A mesma arma branca foi usada para desferir 12 golpes no Mestre Môa, com quem teve uma discussão acalorada por causa das divergências políticas.

Durante a sua apresentação à imprensa, o barbeiro negou as acusações. Disse não se lembrar de quantos golpes desferiu contra a vítima que, de acordo com a família, era eleitor e simpatizante do Partido dos Trabalhadores (PT).

Negou também que a motivação do crime tenha sido por política – entrando em contradição já que, durante interrogação policial, minutos antes de ser apresentado a jornalistas, ele confessou o verdadeiro motivo do homicídio à delegada.

“Eu estava conversando com o dono do bar sobre futebol quando esse senhor aí, o que veio a óbito, levantou e me chamou de negro e ‘viado’. O dono do bar viu e separou. Ele (dono do bar) viu tudo, outros (clientes) também. Já pedi desculpas à família e peço mais uma vez, momento nenhum foi a minha intenção (de matar). Me entreguei”, contou.

Ao chegar na sede do DHPP, além de apresentar a mão esquerda enfaixada com gases, o acusado estava sem camisa, vestindo um short - ainda ensanguentado - e calçando apenas uma única sandália. 

O dono do bar, conhecido como João, foi procurado pelo CORREIO. Ele mora logo em cima do estabelecimento, mas, abalado, resolveu não receber a imprensa. Ele foi intimado no final da manhã desta segunda a prestar depoimento na sede do DHPP. 

Fuga e apreensão

Após esfaquear a vítima até morte, o barbeiro, durante a confusão, acabou esfaqueando também o primo do capoeirista. Germínio do Amor Divino Pereira, 51, foi atingido com um golpe de faca no braço direito. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por uma cirurgia. Ele não corre risco de morte, continua em observação e, segundo a família, sem previsão de ser ouvido pela Polícia. 

Logo depois de matar o capoeirista, o barbeiro fugiu do local em direção à própria residência. Alguns moradores seguiram atrás dele, mas a Polícia, minutos depois, conseguiu arrombar a casa e o prendeu dentro do banheiro. A arma utilizada no crime, no entanto, não foi localizada até a tarde desta segunda. "Quando chegou em casa ele contou para a companheira o que tinha feito, a socilitando trancar toda a casa", acrescenta Milena.

A polícia encaminhou o acusado para o HGE para cuidar de um corte na mão esquerda feito durante o crime. Na unidade de saúde, Paulo Sérgio disse ter tido a oportunidade de encontrar com os familiares das vítimas, a quem pediu desculpas.

Crime
A delegada aponta o crime como sendo uma tentativa de homicídio (contra o primo) e um homicídio qualificado – quando a vítima não tem chances de defesa, quando há requinte de crueldade ou por motivo fútil.

O suspeito foi encaminhado para audiência de custódia ainda nesta segunda-feira. 

Nilson Marinho
Correio
Via Rede Nordeste 
O POVO