Crime Ambiental - "Laguinho da Torta é arrombado por máquina da prefeitura", denuncia moradores. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 25 de abril de 2018

Crime Ambiental - "Laguinho da Torta é arrombado por máquina da prefeitura", denuncia moradores.


Acabamos de receber a informação de que o Laguinho da Torta foi arrombado, no dia ontem (24), por uma retroescavadeira da Prefeitura Municipal de Camocim. As informações foram repassada ao blog  por moradores da localidade.

Parcela da comunidade teria solicitado a máquina para sangrar o lago, com a pretensão de direcionar a água para o lago situado na comunidade Moreias,  afim de enchê-lo. Outra parcela dos moradores, desde sempre, rejeitaram a ideia e alegam desperdício, de uma vez que a água está indo direto para o mar.

"Muito triste com essa perda, triste e revoltado gostaria que as autoridades responsável pelo o meio ambiente, tomasse uma providência, pois muitos anos não tivemos o nosso lago cheio, então finalmente quando recebemos essa benção, vem pessoas de mal coração e rebenta o lago levando toda a nossa água para o mar, onde nós sabemos que o mar não precisa dessa água para sobreviver, já nós das localidades laguinho da torta, Cajazeiras, Mariano, Coité e Frecheiras dependemos dessas águas", postou um morador da comunidade solicitando ajuda das autoridades responsáveis.

De acordo com as leis de proteção ao meio ambiente, é considerado crime "causar danos ambientais, de qualquer natureza, que provoquem destruição ou outros efeitos desfavoráveis à biota nativa ou às plantas cultivadas".

Algumas considerações.

Entendemos a necessidade de se encher o Lago das Moreias. Mas, é algo que se trata de um projeto de engenharia, requer estudos e anuências dos órgãos responsáveis pela Meio Ambiente no Ceará. Neste sentido, a comunidade, e nem ninguém, teria o poder de arrombar o lago por mero capricho, sem observar as leis vigentes de proteção ambiental.

O caso é pior ainda se for constatado, conforme denuncia de moradores, a participação da prefeitura de Camocim.

Carlos Jardel