sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ENTRE AS 35 CIDADES ATENDIDOS PELO PADIN, BARROQUINHA RECEBE KITS DE BRINQUEDOS DO GOVERNO DO ESTADO



A Prefeitura de Barroquinha, através da Secretária Municipal da Educação, Angelita Veras, participou ontem (14), em Fortaleza, da solenidade de entrega dos kits do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - PADIN . O evento foi  realizado na sede da Seduc, contou com a presença do Secretário Estadual da Educação, Idilvan Alencar, da primeira-dama, Onélia Leite de Santana e de prefeitos e secretários dos 35 municípios atendidos pelo Programa.

O secretário  Idilvan Alencar destacou que "os kits vão ajudar neste processo de aprendizagem e de estímulos na primeira infância. Os brinquedos são apenas uma parte desta ação. O Estado oferece formação para gestores de creches e visitas domiciliares".

O PADIN

Lançado em junho de 2016, o PADIN tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância. A iniciativa está inserida em um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, que consiste em três pilares: “Tempo de Brincar”, “Tempo de Crescer” e “Tempo de Aprender”.

“A neurociência está aí para explicar e demonstrar a necessidade de investir na primeira infância. O estímulo positivo, o acompanhamento, o fortalecimento de vínculo da família, o brincar, o contato com os pais e com a comunidade vão colaborar no desenvolvimento da criança. A gente acredita que, brincando, a criança está compreendendo o mundo de uma forma melhor e, com certeza, será um jovem, um adolescente com um futuro melhor e mais equilibrado emocionalmente. Então a gente precisa investir na primeira infância”, frisou a primeira-dama.

O PADIN está dentro do “Tempo de Crescer”, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. A ação prevê visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e/ou os cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

Informações da SME de Barroquinha e SEDUC

Nenhum comentário: