terça-feira, 26 de setembro de 2017

CEARÁ É O 4º ESTADO DO NE EM PRODUÇÃO DE ESGOTO A CÉU ABERTO E FOSSA, DIZ ESTUDO


O Ceará é o quarto estado do Nordeste em produção de carga orgânica não coletada e não tratada, por dia, de acordo com o Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas, divulgado nessa segunda-feira, 25. O levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que o Estado cearense não recolhe 91,4 toneladas de esgoto diariamente, ficando atrás da Bahia (183,1 t/dia), Pernambuco (175, 9t/dia) e Maranhão (183,1 t/dia).


O esgoto não coletado e nem tratado integra - além do lançamento a céu aberto (lançamento em rede de águas pluviais ou em sarjetas, disposição direta no solo e nos corpos d’água) - fossas rudimentares ou negras, em que a carga orgânica é despejada diretamente no solo, devido à falta de saneamento. Os esgotos coletados e não tratados são lançados em corpos hídricos pelas prestadoras de serviço, conforme a ANA.

A pesquisa ainda mostra que, da quantidade de carga orgânica coletada, 14 toneladas por dia não são tratadas e são despejadas em mananciais, de forma inadequada; são tratados 141 toneladas, por dia. Em relação à cobertura de esgotos, o Ceará tem 44% da população atendida pela coleta de esgoto e 40% com esgoto tratado.

O POVO

Nenhum comentário: