BARROQUINHA INTEGRA O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 25 de julho de 2017

BARROQUINHA INTEGRA O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Município participou  recentemente da reunião de validação do Mapa de regionalização


O Município de Barroquinha está entre as cidades do Ceará que compõe o Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro, e no último dia 13 de Junho deste ano (2017),  o  Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca, João Paulo (foto abaixo), participou da Reunião Extraordinária da Validação do Mapa, realizada na Assembleia Legislativa, junto aos demais municípios e o Governo do Estado, visando potencializar a vocação turística que o município possui com incidência forte no desenvolvimento econômico da cidade.

"Vale ressaltar que em 2015 a atividade turística do Município  recebeu impulso  do  Governo do Estado com a inauguração da CE-187, que liga  Barroquinha e o distrito de Butipitá, onde consta o principal atrativo turístico da cidade, com lindas  praias, e  que recebe anualmente milhares de turistas. É um dos mais importantes pontos turísticos da  Região Norte do Estado do Ceará". destacou o Secretário Municipal.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013 e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

O Mapa prioriza os municípios que possuem estrutura mínima para o desenvolvimento da atividade e que tem o turismo como estratégia de desenvolvimento. Essa delimitação possibilita que o MTur, UFs e municípios, atuem de forma cooperada. 

Com foco nos territórios do Mapa é possível desenvolver e consolidar novos destinos turísticos, aumentando, dessa forma a qualidade do produto turístico brasileiro e, consequentemente, a competitividade do País em relação aos seus concorrentes. É importante lembrar que a o Mapa do Turismo Brasileiro já é reconhecido pelo Tribunal de Contas da União e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado como uma boa prática de gestão no setor público, considerando que é uma ferramenta que busca a convergência entre as políticas prioritárias para a área do turismo.

Carlos Jardel

Informações adicionais do  Ministério do Turismo.