REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 22 de maio de 2017

REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O evento, realizado pelo Ministério Público, na última quarta-feira, 17,  no NAEC, contou com a participação de órgãos da prefeitura de Camocim e do poder legislativo municipal e teve como finalidade, discutir o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e ampliar as ações no enfrentamento dessa problemática, em sintonia com as reivindicações referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A data, retomada anualmente na luta contra estes crimes, foi escolhida em memória a Araceli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, drogada, espancada, violentada, morta e desfigurada por membros de uma tradicional família na cidade onde a jovem residia no Espírito Santo, no ano de 1973.

Durante a audiência, estavam presentes, a Secretária Francisca Josiane (SEMDESC),  a Coordenadora do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS), Maria de Jesus, Mastrolhano Araújo, Secretário Adjunto de Gabinete, senhora Elizabeth (Betinha), Chefe de Gabinete da Prefeitura, o Presidente da Câmara de Vereadores de Camocim, Kleber Veras, o Conselheiro Tutelar, Aderaldo Lima, além dos  representantes das Polícias Militar e Civil , do Instituto Federal do Ceará, Secretaria Municipal da Saúde e Educação,  e toda sociedade civil.

O Vereador Kleber Veras, em seu pronunciamento  acerca do tema abordado, destacou: “A violação dos direitos da criança e do adolescente, é inadmissível. Ainda mais, diante do aumento e acesso dos meios de comunicação no País”. Kleber Veras ainda discutiu a importância das Instituições Privadas ou Públicas, estarem unidas na defesa dos direitos infanto-juvenis.

“A Audiência Pública teve como objetivo, conhecer e articular políticas,  programas e ações de serviços voltados ao enfrentamento do abuso contra crianças e adolescentes. E o poder Judiciário se preocupa com esse tema”, ressaltou Evanio Matos, Promotor Público. Ainda sobre esta questão, Evanio mencionou que o Poder Judiciário trabalha com a finalidade de garantir os Direitos desses jovens, integrando todos da sociedade,  também pelo viés preventivo.

Questões voltadas para a área da saúde foram abordadas como forma de identificação e garantia de apoio às  pessoas que possam estar passando pelo abuso ou exploração. A enfermeira Ana Vera, representante da Secretaria Municipal de Saúde,  garantiu o amparo e a disposição do órgão junto à população no acompanhamento dessas pessoas, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),  com ajuda de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

O evento mostrou a necessidade da sociedade se mobilizar, participar, discutir, divulgar e fiscalizar as famílias que possam estar vivendo dentro ou fora de seus lares, esse problema, que atinge a população brasileira, e em particular, encontrar soluções, além da proteção das crianças  e jovens da cidade de Camocim.

 Informações da prefeitura de Camocim