terça-feira, 7 de março de 2017

CURSO “APERFEIÇOAMENTO EM CRACK E OUTRAS DROGAS” TEM INÍCIO EM CAMOCIM

Teve início nesta sexta-feira (03), o curso “Aperfeiçoamento em crack e outras drogas”. A capacitação está sendo proporcionada pelo Centro Regional de Referência (CRR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e a Prefeitura de Camocim. Os encontros formativos acontecerão no período de março a abril deste ano, às sextas e sábados, totalizando 80 horas/aula.

Estão participando da capacitação, profissionais de assistência social, educação, saúde e segurança, além de membros de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods). Foram ofertadas, ao todo, 65 vagas.

O objetivo do curso é a capacitação de profissionais que atuam no enfrentamento da problemática do crack e outras drogas, levando em conta a necessidade de uma abordagem compreensiva e integrada do fenômeno das drogas e seus aspectos bio-psicossociais.

O processo formativo está estruturado em dois eixos teóricos, com aulas expositivas, discussões dialogadas e trabalhos em grupo; e um eixo prático, com a realização de trabalhos de dispersão prática nos municípios em que os cursistas atuam.

Dentre os temas a serem abordados estão aspectos biológicos e psicossociais do uso de drogas, comorbidades e uso de substâncias, benzodiazepínicos, LSD, esteróides, anabolizantes e ecstasy; crack e cocaína; maconha, álcool, nicotina, aspectos ligados à codependência de drogas, reabilitação psicossocial, atenção integral na rede de saúde mental, diferentes modalidades de tratamento da Raps, rede intersetorial, matriciamento e construção de fluxos.


As aulas estão sendo ministradas no Complexo Psicossocial Dona Francisquinha Veras, localizado na Rua Carlos Trévia, s/n, em Camocim-CE, nos períodos da manhã e tarde.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, destaca a parceria da SPD com o CRR da UFC para proporcionar mais conhecimento aos atores envolvidos com a temática das drogas, em especial aqueles que atuam no interior do Ceará.

Fonte:

Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

www.spd.ce.gov.br comunicacao@spd.ce.gov.br

Nenhum comentário: