FUNCEME PREVÊ POSSIBILIDADE DE CHUVA NO LITORAL DO CEARÁ ATÉ SÁBADO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

FUNCEME PREVÊ POSSIBILIDADE DE CHUVA NO LITORAL DO CEARÁ ATÉ SÁBADO

A sexta-feira (16) e o sábado (17) podem ter chuvas com intensidade moderada na faixa litorânea do Ceará, entre o fim da noite desta quinta-feira e a madrugada e início da manhã de sábado. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo os meteorologistas, as precipitações estão favorecidas pelos sistemas meteorológicos característicos da pré-estação chuvosa no Estado.

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) foi responsável pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação, ocorridos na terça-feira (13). O VCAN é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície.

Dessa forma, o VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro. Já nas bordas deste sistema, ocorre formação de nuvens, geralmente cumulonimbus, que o correm tipicamente nos meses mais quentes do ano, durante o período da tarde ou também associadas a frentes frias, provocando a chuva.

“É comum a segunda quinzena de dezembro ter mais eventos de chuva que na primeira quinzena e também a intensidade das precipitações aumentar. É importante ressaltar que o Vórtice é um sistema que se desloca com relativa facilidade, por isso, durante a pré-estação, orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme”, explica o meteorologista Raul Fritz.

No Centro Sul do Ceará a previsão também é de possibilidades de precipitações moderadas. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para o sábado, a tendência se repete.

G1 CE