UMBANDA É CONSIDERADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RIO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 10 de novembro de 2016

UMBANDA É CONSIDERADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RIO

RIO - O prefeito Eduardo Paes publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município, um decreto tornando a Umbada como patrimônio cultural de natureza imaterial do Rio. Conforme Ancelmo Gois informou em sua coluna, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) fará o cadastro dos terreiros. A Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, no Estácio, é o primeiro já cadastrado.

- Desde 2009, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade tem feito um trabalho para valorizar a cultura africana, tão presente na História do Rio. Recebemos um pedido para avaliar a importância cultural deste terreiro. Fomos a campo e vimos a necessidade de ampliar este reconhecimento para a religião. Esta chancela destaca a expressão cultural do sincretismo religioso. Os terreiros são referências dentro dos bairros cariocas e valorizam a cultural de cada local - explica Washington Fajardo, presidente do IRPH.

O reconhecimento foi realizado pela necessidade de políticas públicas de respeito à diversidade religiosa, além de lembrar a importância de reflexões sobre as religiões de matriz africanas. Tão celebradas no Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, as religiões de origem africana também são valorizadas no Cais do Valongo, redescoberto e aberto à exposição pública em 2012 na Região Portuária.

- Esta valorização da Umbanda abrirá uma linha de trabalho e pesquisa para aumentar o cadastro dos locais onde a religião é praticada. Com estes estudos, será possível ampliar o leque de conhecimento desta manifestação e seu impacto na formação da identidade cultural do carioca - Washington Fajardo, presidente do IRPH.

BOSSA NOVA E ESCOLAS DE SAMBA

Com a inclusão da Umbanda, a cidade conta com 54 bens imateriais chancelados pelo município. A listagem inclui a Bossa Nova, as escolas de samba, os blocos de carnaval Cordão da Bola Preta e Cacique de Ramos, a obra literária de Machado de Assis, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, os vendedores de mate e biscoitos de polvilho das praias cariocas, as festas de Iemanjá, diversos bares tradicionais da cidade, a tradicional procissão de São Sebastião, a Bênção dos Barbadinhos, as marchinhas do carnaval, o frescobol, entre outros.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), são considerados patrimônio imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, grupos e indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

O Globo