CAMOCIM REALIZA AÇÕES DA CAMPANHA NACIONAL CONTRA HANSENÍASE, VERMINOSES E TRACOMA - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CAMOCIM REALIZA AÇÕES DA CAMPANHA NACIONAL CONTRA HANSENÍASE, VERMINOSES E TRACOMA

A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma 2016, promovida pelo Ministério da Saúde, em todo o país, com o apoio dos Estados e Municípios, que vai de 14 a 25 de Novembro, ocorrerá nas Escolas Públicas, cujo público-alvo é o estudante na faixa etária de 05 a 14 anos, tendo como objetivo básico prestar esclarecimentos sobre tais males, ensinando a todos a melhor maneira de se proteger, deles, auxiliando também na identificação de sintomas, favorecendo, com isto, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Durante a Campanha, em Camocim, será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de seus profissionais, particularmente Enfermeiros, busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo das verminoses e exames para a detecção e tratamento do tracoma na população, além de mobilização e orientações aos Professores sobre esta temática.

Para que esta Campanha tenha êxito é importante, imprescindível mesmo, a participação efetiva dos pais, nesse processo, cuidando para que seus filhos sejam devidamente encaminhados aos Postos de Saúde, na Sede e Zona Rural, a fim de que os cuidados necessários, caso a caso, sejam disponibilizados o quanto antes aos pacientes.

As informações são da prefeitura de Camocim


A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, sendo uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.

Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas que afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais, causando dores abdominais, diarreias frequentes, sangramentos intestinais e anemia. A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

O tracoma é uma afecção inflamatória ocular que produz cicatrizes na conjuntiva palpebral superior que levam à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios invertidos tocando o olho). O atrito do cílio no globo ocular pode causar lesões na córnea e comprometer a visão.