MUNICÍPIO DE GRANJA É ESCOLHIDO PARA PROJETO PILOTO CONTRA TRABALHO ESCRAVO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 12 de agosto de 2016

MUNICÍPIO DE GRANJA É ESCOLHIDO PARA PROJETO PILOTO CONTRA TRABALHO ESCRAVO

A Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo do Ceará (Coetrae/CE) visitou o município de Granja realizando apresentações sobre o Programa Ação Integrada, que tem como objetivo principal promover ações de prevenção, articulação institucional e acompanhamento de trabalhadores resgatados em situações análogas ao trabalho escravo.

Durante os encontros foi possível ouvir a sociedade e pensar em conjunto formas de identificar a vulnerabilidade dos trabalhadores para que seja combatido o trabalho escravo na região.

O município de Granja é o primeiro no ranking do Ceará em relação ao número de trabalhadores resgatados por trabalho escravo. O intuito de implantar em Granja o projeto é auxiliar o município para que haja uma reversão nesse quadro.

O cabeleireiro e produtor rural Inácio Junior considerou esclarecedor tomar conhecimento e saber os propósitos do projeto Ação Integrada. “Nós estávamos aqui alheios e penso que nós pudemos amadurecer e fazer uma rede envolvendo sociedade civil, poder público e a comissão para que possamos trabalhar a educação e erradicar a situação no nosso município”, concluiu. Além da apresentação no Centro Vocacional Tecnológico de Granja, a Coetrae/CE apresentou o Programa Ação Integrada no evento do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) destacando a importância de se combater o trabalho escravo na região.

O Sindicato dos Trabalhadores de Granja, que já foi palco para o pagamento dos trabalhadores resgatados, também recebeu a visita da Coetrae/Ce e pode conhecer o Programa Ação Integrada. José Maria Avelino, delegado sindical e produtor rural, achou a ocasião oportuna para tirar dúvidas. “Eu precisava dessas informações. Para mim foi excelente. Eu tenho um sobrinho que foi trabalhar em maio na Bahia. Vai fazer quatro meses e ninguém sabe notícias. Se tivesse informação ele não iria para lá”, ressaltou.

Houve também apresentação do Programa Ação Integrada ao secretário de Saúde do município, Francisco Antônio dos Santos Neto, e à secretária de Educação, Tatiana Saldanha. O retorno da Coetrae/CE a Granja será em breve para realizar oficinas nos sindicatos e visitar as comunidades locais que mais sofrem com o trabalho escravo.

Ceará Agora