MORAÚJO SEDIA O 7º ENCONTRO DE BLOCO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO REGIONAL NORDESTE I - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 8 de agosto de 2016

MORAÚJO SEDIA O 7º ENCONTRO DE BLOCO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO REGIONAL NORDESTE I

Após um ano, Bloco I volta a se encontrar para trabalhar o Projeto Nacional Teias da Comunicação 

Nos dias 05, 06 e 07 de agosto os jovens das dioceses de Itapipoca, Sobral e Tianguá se reencontraram para rezar, partilhar e vivenciar a espiritualidade libertadora da Pastoral da Juventude (PJ), aprofundando as temáticas do Projeto Nacional Teias da Comunicação, que tem como objetivo interligar os grupos de jovens da PJ de todas as regiões do País, fazendo com que os mesmo possam partilhar as suas vivências comunitárias.

De acordo com a coordenação do Bloco,"hoje, a informação tem se tornado um meio de maquiar a opressão. Durante toda a história da Pastoral da Juventude do Brasil, o uso da comunicação como instrumento de evangelização e empoderamento das juventudes é uma marca ousada e própria da PJ, no  jeito de ser e fazer Igreja. A rapidez com que as mídias sociais influem diretamente nas relações conosco e com o mundo, sujeitam os jovens à escravidão do pensar superficial alheio à realidade, combater isso é papel de uma comunicação pastoral e libertadora, cujo seio é a vida comunitária,"

Oficinas

Durante o encontro, os jovens se dividiram em três oficinas: Fotografias, Análise Crítica de Músicas e Textos e Produção de Notícias, com objetivo de promover a compreensão prática do “Teias da Comunicação”.

“A foto tem a capacidade de marcar momentos e relembrar nossas vidas,” disse Magno da Diocese de Itapipoca, um dos participantes da Oficina de Fotografias, que trouxe uma profunda reflexão sobre o poder de uma boa imagem fotográfica  e o quanto ela pode contribuir para edificação da sociedade e da pessoa humana. 

O Jovem Douglas, da Diocese de Sobral, a respeito da Oficina de Análise Crítica de Músicas e Textos, destacou a influência negativa do mercado capital, que visa tão somente a obtenção de lucro financeiro através de produções de forte apelo à deploração humana. "Percebemos a futilidade em relação a algumas músicas atuais", pontuouenfatizando que certos estilos musicas estão se "distanciando de sua origem"  por consequência da "lei do lucro".

Sobre a oficina de ´Produção de Noticias, a  jovem Daiane, da diocese de Tianguá, classificou como um momento de "amplo conhecimento" para a construção da uma informação ética, fazendo observação de alguns aspectos e elementos de um noticia a partir de sua produção como: conhecimento de causa, compromisso com a verdade, audácia e coragem, sendo estes, pontos imprescindíveis para uma comunicação popular e libertadora. 

Na manhã do domingo, após celebração Eucarística e mistica de encerramento,  os jovens escolheram a cidade de Paracuru,  Diocese de Itapipoca, para realizar o próximo encontro do Bloco em 2017. 

(Equipe da oficina de Produção de Notícias)