OAB E CNBB LANÇAM CAMPANHA DE COMBATE AO CAIXA 2 - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 20 de julho de 2016

OAB E CNBB LANÇAM CAMPANHA DE COMBATE AO CAIXA 2

O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, lançará, na terça-feira (26/07), campanha contra o caixa 2 em pleitos eleitorais. Trata-se de uma parceria da Ordem cearense com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo uma iniciativa do Conselho Federal, em todo o País. O lançamento ocorre em solenidade na sede da Seccional (Rua Lívio Barreto, 668), a partir das 9h e em também nas 15 subseccionais da OAB no interior do estado. A iniciativa tem o propósito de mobilizar a participação da sociedade civil para auxiliar na fiscalização de candidatos nas eleições.

As denúncias poderão ser feitas pelo 0800.724.2116 disponibilizado pela OAB Ceará, pelo site da OAB-CE que disponibilizará uma página específica para a ação e pelo aplicativo do Conselho Federal. Ressalte-se que qualquer cidadão poderá denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As informações obtidas serão analisadas e, se consideradas práticas prejudiciais à lisura das eleições, serão encaminhadas à Justiça Eleitoral.

“A corrupção é um dos mais graves problemas do Brasil e precisa ser combatida com veemência. É muito importante que cada cidadão faça a sua parte e contribua com a campanha, denunciando e cobrando as autoridades para que possamos construir uma sociedade melhor”. Voto não tem preço! A sociedade clama por eleições limpas, devemos discutir projetos de governo, reforça o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota. 

Também participa da campanha a Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral. “Nós vivemos um momento de crise ética muito evidente. A união de instituições sérias para o lançamento de uma campanha que busca combater a corrupção que assola o país é fundamental para a manutenção da moral dentro da política”, pondera o presidente da Comissão, Rafael Mota Reis.

Para o coordenador da campanha no Ceará junto à CNBB, advogado Vanilo de Carvalho, a iniciativa busca unir forças entre instituições fortes como a OAB Ceará e a CNBB naquilo que as duas têm em comum, como os valores éticos e de cumprimento da lei, e também o valor de serviço à sociedade. “No que diz respeito a essa ação conjunta, ressaltamos a força moral que a Igreja tem e a sensibilidade de atingir todos os públicos no sentido de dar voz àqueles que não têm voz”, ressalta.

Nesse primeiro momento, devido a uma questão de logística, apenas as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza estarão aptas a orientar os cidadãos sobre a ação, sendo estendida para todas as paróquias do Interior do Estado no decorrer da campanha. Até lá, qualquer dúvida para denúncia em todo o Ceará pode ser esclarecida pela 0800 disponibilizado ou na sede da OAB e nas subseções no Interior.

Campanha Nacional e aplicativo

A OAB Nacional lançou aplicativo de combate ao caixa 2 nas campanhas eleitorais. A ferramenta está disponível para os sistemas Android e IOs e permitirá a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos nas eleições deste ano. “Todos nós estamos aqui em busca do melhor para o Brasil, e precisamos extirpar definitivamente qualquer forma de corrupção neste país”, afirma o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.  A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.

OAB CE