RENOVAÇÃO PARA O FIES É PRORROGADA ATÉ O DIA 29 DE MAIO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 24 de abril de 2015

RENOVAÇÃO PARA O FIES É PRORROGADA ATÉ O DIA 29 DE MAIO

Os alunos que possuem contratos ativos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) terão um prazo adicional para solicitar a renovação do custeio. O prazo inicial para os pedidos seria encerrado no próximo dia 30. Mas, o Ministério da Educação (MEC) decidiu em Brasília prorrogar o prazo, em portaria a ser publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Agora, a data final será 29 de maio.

Balanço mais recente da pasta indica que do total de 1,9 milhão de contratos do Fies em vigor, 296 mil ainda faltam ser renovados. A extensão vale apenas para os estudantes que já estão no programa. A data limite para os novos contratos continua sendo o fim deste mês. Até o momento, foram firmados 242 mil financiamentos em 2015.

Numa entrevista ontem ao programa “Bom dia ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Educação, Renato Janine, mostrou otimismo diante da evolução do número de contratos renovados: “Acreditamos que até o dia 30, seja possível completar esse processo do Fies”, declarou.

Ao alongar a data limite, a intenção é dar maior tranquilidade aos estudantes que ainda precisam pedir a renovação. A data de 29 de maio também é válida para aqueles que já possuem o Fies, querem trocar de curso ou instituição ou ainda obter um prazo maior de financiamento.

Simplificar o acesso

Janine afirmou que a intenção agora é simplificar o acesso do aluno às diferentes formas de entrada no ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que são ofertadas vagas nas instituições públicas; o Programa Universidade para Todos (ProUni), de bolsas para os alunos de baixa renda; além do Fies, o financiamento para graduações privadas.

Até então, os pedidos de contratos do Fies poderiam ser feitos ao longo de todo o ano. Agora, a exemplo dos demais sistemas, o MEC definirá previamente o número de financiamentos disponíveis, com definição de um calendário próprio.

No final do ano passado, o Ministério da Educação adotou mudanças no programa federal, como a exigência de desempenho mínimo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso ao Fies e maior rigor sobre a qualidade dos cursos financiados. A partir disso, os alunos passaram a relatar dificuldade em acessar o sistema do financiamento e em renovar os contratos. (da agência Folhapress)

Via Jornal O Povo