CIRO TERÁ COMANDO DA TRANSNORDESTINA POR SILÊNCIO SOBRE FIM DA REFINARIA NO CEARÁ - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 31 de janeiro de 2015

CIRO TERÁ COMANDO DA TRANSNORDESTINA POR SILÊNCIO SOBRE FIM DA REFINARIA NO CEARÁ

Quem conhece Ciro Gomes (PROS) sabe de seu estilo político de não medir palavras e vociferar até mesmo contra aliados. Estranhamente, o ex-ministro e líder do clã Ferreira Gomes, até o momento, não se pronunciou sobre o polêmico fim do projeto de instalação da Refinaria Premium II, da Petrobras, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.

Em novembro de 2013, durante palestra proferida em São Luiz, Ciro já previa o não cumprimento dos acordos firmados com a Petrobras, que também dava como certa a instalação da Refinaria Premium I, em Bacadeira, no Maranhão. Para ele, a petroleira estava “enrolando” os maranhenses e os cearenses. A descapitalização da estatal não permitia o andamento dos projetos e a direção não aceitava a parceria com empresas internacionais interessadas em assumi-los. Em 2014, ano de eleição ao Governo do Estado e à Presidência da República, o então secretário da Saúde do Ceará não tocou no assunto. 

Para os analistas políticos, a promessa do comando de outra grande obra do Governo Federal, que também segue por caminhos incertos pelo Nordeste, calou o brado de Ciro. O cearense é cotado para assumir as obras da Transnordestina, ferrovia, controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que deverá ligar o sertão brasileiro aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). O salário previsto para o posto é de R$ 250 mil mensais. 

No último dia 23 de janeiro, o jornal o Estado de S. Paulo publicou a matéria “Ciro Gomes começa a trabalhar na CSN em fevereiro”, na qual relata a estreita relação entre o político e a empresa, que chegou a colaborar com as campanhas dele à Presidência, em 2002, e à Câmara dos Deputados em 2006. A notícia confirmou a ida de Ciro para a “iniciativa privada”, mas não anunciou o cargo que ele ocuparia na siderúrgica.

Ciro está ligado à Transnordestinda desde 2004, quando ocupou o Ministério da Integração Nacional e encabeçou a elaboração do protocolo de intenções para a realização da nova ferrovia, assinado pelo então presidente Lula, em novembro de 2005, durante cerimônia em Fortaleza.

Ceará News