PRESIDENTE RÉGIS LÊ CARTA DE COMUNIDADE DENUNCIANDO O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA NA ZONA RURAL - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 28 de outubro de 2014

PRESIDENTE RÉGIS LÊ CARTA DE COMUNIDADE DENUNCIANDO O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA NA ZONA RURAL

A comunidade está "bebendo água poluída, animais estão morrendo e não tem carro pipa e nem caixa d'água", denunciam moradores 

Na sessão do dia 20 de outubro, após a vereadora Lúcia da Ematerce ter se pronunciado sobre o problema da Seca no município e do Programa Água Para todos do Governo Federal, o presidente Régis da Ipu leu uma carta entregue pelo senhor Manoel Carvalho da Silva, um dos dos moradores da região Coité, Zona Rural de Camocim, que pediu ajuda para resolver o problema da falta de água que a comunidade enfrenta há mais de 60 anos.

Na carta, os moradores denunciam que estão consumindo  "água  poluída" e que animais estão morrendo devido a estiagem. Eles afirmam ainda que na comunidade "não tem carro pipa e nem caixa d'água".

Abaixo, transcrevemos a fala do presidente Régis no momento em que ele leu a carta:

"Estamos precisando de uma visita sua, para ver a situação da seca, pois nosso distrito contem muitos agricultores que contam com a ajuda de uma autoridade responsável para resolver esta sofrida situação. Pois nossa situação precária esta se agravando, os animais, como porcos e galinhas, estão morrendo por falta água, pois aqui não tem carro pipa e nem cacha d’água.

Há 60 anos moradores sofrem com a falta d´água encanada, pois nunca tiveram o beneficio de receber a mesma em suas casas. 

Os moradores que tem veículos são forçados a irem buscar água no Lago Grande, que tem poços do Governo do Estado. Já os moradores que não possuem acesso a veículos são forçados a beber e consumir água de poço salgada e poluída que é usada para produção de farinha (que é a farinhada), principal atividade econômica na região, mas é água impropria salgada e poluída que os moradores usam ao longo desses anos, mas que está chegando ao fim. Essa água é retirada de poços improvisados pela população, mas, recentemente, devido a seca no Ceará, essa água está acabando, moradores estão necessitando fazer a transferência da água doce do lago grande para a região de Coité.

Estamos pedindo sua ajuda para realizar nosso projeto, pois nós, moradores, não temos condições financeiras para realizar os 6km de tubulação que seria no total de dez mil reais, e pedimos prioridades pois estamos nessa situação sofrida há mais de 60 anos". 

Carlos Jardel