NÃO SE DEIXE ENGANAR. NINGUÉM TEM COMO DESCOBRIR EM QUEM VOCÊ VOTOU - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 18 de outubro de 2014

NÃO SE DEIXE ENGANAR. NINGUÉM TEM COMO DESCOBRIR EM QUEM VOCÊ VOTOU


As informações abaixo são do Tribunal Superior Eleitoral, disponibilizados AQUI em formato de cartilha, perguntas e respostas, que você pode conferir

Não acredite se algum candidato ou cabo eleitoral lhe disser que tem como saber em quem você votou. Isso é apenas uma forma de intimidação. O direito ao sigilo do voto é uma importante conquista – garantida até pela Constituição – e permite que você exerça sua cidadania votando, exclusivamente, com base na sua consciência

A urna eletrônica é um meio seguro de votação. Ela é totalmente sigilosa e não deixa nenhum rastro que possa ligar o voto ao eleitor. Nem mesmo os juízes ou técnicos da Justiça Eleitoral têm como saber em quem os eleitores votaram. A urna eletrônica somente grava a indicação de que o eleitor já votou; não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou. 

Todas as informações carregadas na urna são identificadas pelas respectivas assinaturas digitais, garantindo a integridade e a inviolabilidade. O conjunto formado por todas as informações geradas pelas urnas recebe também uma assinatura digital para assegurar a integridade desse conjunto. Há o registro de todas as ocorrências na urna (físico e lógico).

Após o encerramento da carga, a urna recebe o lacre físico como medida protetora contra violação. A urna assim preparada só realiza todas as operações no dia e na hora predeterminados. Caso seja ligada antes do dia da eleição, é apresentada uma tela, em que é solicitado que se aguarde o dia e a hora do início da eleição.

Carlos Jardel
Informações do TRE