E A MERENDA COMO VAI? O CAE EM CAMOCIM TAMBÉM É UM FANTASMA? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 22 de abril de 2014

E A MERENDA COMO VAI? O CAE EM CAMOCIM TAMBÉM É UM FANTASMA?


Antes, uma rápida alfinetada no Conselho do FUNDEB, para não perder o costume.

Em Camocim até no ano de 2012 , quando o prefeito era o Chico Vaulino, o conselho do FUNDEB era um dos mais atuantes na cidade - por que seus membros faziam oposição ao prefeito – este dito conselho, vez por outra, marcava presença nas emissoras de rádios fazendo prestação de contas, denuncias etc. Depois que a prefeita Monica sentou na cadeira de prefeita, em janeiro de 2013, este “conselho morreu”.  Alguns de seus membros ganharam cargos comissionados, outros  foram substituídos. Os novatos talvez devotem admiração subalterna ao partido da prefeita, ou são suficientemente incompetentes para exercer tal função, vista que não se escuta um “piu” de nada .

Mas, o assunto hoje é o CAE - Conselho de Alimentação Escolar.

Sempre se escuta os alunos, pais de alunos e alguns professores dizerem que "a merenda escolar  é ruim, pouca ou está faltando em algumas escolas”. Este assunto já chegou a ser discutido na Câmara de vereadores - os vereadores da prefeita negam com muita veemência as denuncias - mas a questão é que não existe fiscalização e se existe fiscalização é do tipo “faz de conta” ou fantasma, isso por que o órgão fiscalizador especifico para esta função parece existir apenas no papel, o CAE – Conselho de Alimentação Escolar 

“Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino - trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.

Embora pouca gente tenha ouvido falar dele, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) existe desde 2000 para fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.

Instituído por medida provisória, posteriormente ele passou a ser previsto pela lei nº 11.947/2009, que regulamenta a Alimentação Escolar. Sua criação está relacionada à descentralização dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação (MEC), que passaram a ser feitos diretamente aos municípios e estados sem a necessidade da realização de convênios e acordos similares, visando dar maior agilidade ao processo" (gestão escolar)

Todos os conselhos de alimentação escolar constituídos após 29 de janeiro de 2009 têm mandato de quatro anos, conforme o parágrafo 3º do artigo 26 da Resolução do FNDE nº 38/2009”

Quem são os fantasmas do CAE?

Este conselho, assim como os demais, não dá satisfação à população sobre suas ações, não apresenta resultados. É como se tudo estivesse as mil maravilhas em Camocim. Não se sabe quem são seus membros, como foram escolhidos, quando e onde se reúne. Em fim, ao que tudo indica, sua função é executada na base da surdina.

Enquete:

Qual o perfil  do CAE?
  • Cego - por que na gestão da “muié” quem “enxergar” um palmo adiante do nariz é considerado perigoso.
  • Surdo - por que na gestão da “muié” é proibido escutar muito. 
  • Mudo - por que na gestão “dela” é proibido falar 
Carlos Jardel